5 perguntas para Silvina Mirabella, da EssilorLuxottica, sobre o futuro do varejo

Cada vez mais os líderes do varejo precisam aliar uma visão ampla de inovação a uma compreensão profunda das necessidades dos consumidores. Identificar tendências e prever cenários futuros, com o auxílio da tecnologia, tem sido um dos caminhos para que o varejo estabeleça uma relação mais próxima, sólida e de sucesso com seus clientes. Isso tem permitido às marcas ajustarem estratégias rapidamente e oferecer soluções e ofertas mais precisas para o consumidor. No varejo de ótica, a EssilorLuxottica é uma das empresas que se destaca nessa combinação de qualidades.

Atenta à colaboração entre tecnologia e o indivíduo, Silvina Mirabella, general manager Retail Brasil da EssilorLuxottica, entende que buscar o sucesso no varejo hoje exige do líder um repertório maior de competências. “Habilidades como flexibilidade, adaptabilidade, análise de dados, agilidade na tomada de decisões e empatia para interpretar os dados gerados pela IA são essenciais para impulsionar operações eficientes e eficazes em múltiplos canais”, pontua a executiva.

Para aprofundar o entendimento do papel da liderança no varejo atual, analisar as mudanças provocadas com a chegada da Inteligência Artificial e discutir o futuro do varejo brasileiro, fizemos 5 perguntas para Silvina Mirabella. Confira!

5 perguntas

CM: Como o varejo brasileiro tem se adaptado aos avanços tecnológicos?

Silvina Mirabella: A evolução do varejo no Brasil está em curso, e a EssilorLuxottica tem investido em tecnologias que aprimoram a experiência do consumidor nas lojas. Soluções como o Smart Shopper, um assistente digital que facilita escolhas rápidas e personalizadas, e ferramentas como o Lens Simulator e o Demotools Transitions, que simulam em tempo real o funcionamento de diferentes lentes, já estão presentes em redes como Óticas Carol, GrandVision by Fototica, Ray-Ban e outras marcas do grupo.

Em janeiro, participei da NRF, onde foram discutidas questões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial no varejo, desde a personalização até a eficiência operacional, promovendo a integração entre os mundos físico e digital para criar experiências mais imersivas e eficientes.

CM: Nessa jornada, como manter o equilíbrio entre inovação e proteção de dados sensíveis dos clientes?

A segurança e privacidade dos dados são prioridades. Com a IA, temos a oportunidade de personalizar serviços e criar experiências mais impactantes, mas é fundamental que todo o processo seja transparente e em conformidade com legislações, como a LGPD. Nas Óticas Carol, por exemplo, implementamos soluções que garantem que os dados coletados sejam usados exclusivamente para melhorar a experiência do consumidor, protegendo a privacidade e fortalecendo a confiança na marca.

CM: É possível tornar essas tecnologias avançadas acessíveis para todas as camadas da população?

Tornar a tecnologia acessível é um dos grandes desafios para o setor varejista no Brasil. Na EssilorLuxottica, trabalhamos para democratizar inovações em saúde visual e atendimento ao consumidor. Um exemplo são os Demotools Interativos que implementamos em nossas lojas, que permitem aos consumidores entenderem melhor os benefícios dos produtos, como lentes com proteção contra luz azul ou adaptáveis à luminosidade. Essas tecnologias foram desenvolvidas pensando em escalabilidade e impacto, garantindo acesso a todos os consumidores.

CM: O que poderá ser visto como “o passado do varejo” no Brasil?

As barreiras entre os canais físico e digital serão algo do passado. A NRF 2025 destacou que o varejo está passando por uma grande transformação, com a Inteligência Artificial como força motriz. Ainda assim, o foco no cliente permanece como o principal elemento para garantir o sucesso das empresas. No futuro, o consumidor não verá distinção entre comprar online ou em uma loja física, porque tudo estará integrado. Hoje, ainda vivemos uma transição, mas acreditamos que em cinco anos as experiências serão completamente fluídas.

CM: O Brasil pode se tornar um líder em tecnologia para o varejo na América Latina?

Sim, o Brasil se destaca pelo tamanho do mercado, e a inovação nas empresas deve ser uma prioridade estratégica para o desenvolvimento dos negócios e a evolução de processos e experiências digitais. Na EssilorLuxottica, temos focado em trazer inovações globais adaptadas à realidade local, como a integração entre plataformas de e-commerce e lojas físicas, além da personalização de produtos. Essa adaptabilidade é o que pode nos posicionar como referência para outros mercados.

Quer ouvir a opinião de outros líderes renomados sobre o impacto das novas tecnologias e o papel da liderança? Não perca a próxima edição especial de 30 anos da revista Consumidor Moderno! Em breve no nosso portal.

O post 5 perguntas para Silvina Mirabella, da EssilorLuxottica, sobre o futuro do varejo apareceu primeiro em Consumidor Moderno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.