Governo de Mato Grosso promete ajudar comerciantes após incêndio no Shopping Popular; saiba como


Governo de Mato Grosso promete ajudar comerciantes após incêndio no Shopping Popular; saiba como

O governador Mauro Mendes (União) se comprometeu nesta quarta-feira (17) a auxiliar os comerciantes que perderam suas lojas no incêndio que atingiu o Shopping Popular de Cuiabá na madrugada de segunda-feira (15). O fogo destruiu cerca de 600 lojas e afetou cerca de 3 mil trabalhadores.

Mendes afirmou que o governo está trabalhando na criação de uma linha de crédito subsidiado para os comerciantes, por meio da Agência de Fomento Desenvolve MT. “Outras soluções estão sendo estudadas para que, dentro do que a lei nos permite fazer, nós tenhamos condições de contribuir para que haja uma retomada daquela importante atividade na Capital”, completou o governador.

Quando questionado sobre a possibilidade do crédito ser juro zero, Mendes não deu detalhes, mas reforçou o compromisso do governo em ajudar: “O Governo quer ajudar e vai ajudar. Nós temos que fazer isso dentro de uma linha racional e técnica e não agir de impulso e com outro viés”.

O governador também comentou as comparações feitas entre a situação dos lojistas e a dos desabrigados pelas cheias no Rio Grande do Sul, estado para o qual Mato Grosso enviou R$ 50 milhões em ajuda em maio. “Não deu uma enchente em um dia e no outro amanheci dando entrevista e falando aos quatro cantos o que Mato Grosso faria ou o que pretendia fazer. Estudamos, analisamos para tomar decisões sérias, corretas e aplicar corretamente o dinheiro público do Estado, mesmo que seja para socorrer qualquer brasileiro ou qualquer mato-grossense”, afirmou Mendes.

Ações em andamento para reconstruir o Shopping Popular:

  • Crédito subsidiado: O governo está finalizando os detalhes de uma linha de crédito subsidiado para auxiliar os comerciantes na retomada de suas atividades.
  • Outras soluções: Além do crédito, o governo estuda outras medidas para ajudar os lojistas, como a regularização das empresas e a desburocratização do acesso ao crédito.
  • Ajuda psicossocial: A Secretaria Municipal de Assistência Social está oferecendo apoio psicossocial aos comerciantes afetados pelo incêndio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.