Casos de pneumonia aumentam na cidade de São Paulo e preocupam especialistas

A cidade de São Paulo tem apresentado aumento nos casos de pneumonia, segundo os profissionais da área de saúde. E a pneumonia atípica ou silenciosa é responsável por muitos desses casos. A doença tem alguns sintomas menos acentuados que a pneumonia tradicional, que apresenta indícios mais intensos.

Em entrevista à Novabrasil, a infectologista Vanessa Lentini da Costa Zarpelom destacou que esse tipo de pneumonia “é muito preocupante porque os casos silenciosos são muito difíceis de serem diagnosticados. O paciente chega com um quadro muito semelhante a covid ou síndrome gripal”. A partir disso, é necessário investigar se a pneumonia não está ligada a algum vírus ou outras bactérias.

Vanessa Lentini diz que há uma preocupação dos profissionais da área porque tem ocorrido aumento nesses casos durante esse período. A pneumonia silenciosa pode atingir qualquer faixa etária, ainda que a prevalência seja sobre crianças e pessoas mais velhas.

A especialista diz que muitos pacientes acabam não procurando o auxílio médico. E, mesmo quando procuram, é mais difícil diagnosticar, tanto clinicamente como radiologicamente, porque a respiração não se altera tanto e as imagens trazem apenas pequenas manchas.

A infectologista Vanessa Lentini diz que “o tratamento é feito com antibiótico, disponível no SUS”. Ela alerta que, se perceber sintomas persistentes, como tosse ou alguma falta de ar, o ideal é procurar um médico e não deixar que os sintomas evoluam para algo mais grave.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há dados detalhados sobre cada tipo de pneumonia. Apesar disso, o aumento dos casos, especialmente em crianças, é perceptível.

The post Casos de pneumonia aumentam na cidade de São Paulo e preocupam especialistas appeared first on Novabrasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.