A derrota brasileira para a Holanda, em 1974, adiou o sonho do tetracampeonato

Na coluna de ontem, relembrei a fantástica Holanda de 1974. A seleção, treinada por Rinus Michels, foi a responsável por eliminar o Brasil, tricampeão do mundo, em 1970. O acanhado Westfalenstadion, em Dortmund, recebeu a partida. Apesar de ser uma realidade, o futebol holandês ainda era desconhecido de muita gente. O próprio técnico Zagallo sabia pouco sobre os jogadores adversários. Quando questionado sobre as qualidades de Cruyff, o melhor atleta adversário, o treinador brasileiro perguntava: “Quem, o Crush?”. Crush era um refrigerante de laranja da época.

HOLANDA 2 × 0 BRASIL – Dortmund – 03.07.74

Brasil: Leão, Zé Maria, Luís Pereira, Marinho Peres, Marinho Chagas, Jairzinho, Rivellino, Paulo César (Mirandinha), Valdomiro, Carpeggiani e Dirceu.
Holanda: Jongbloed, Suurbier, Haan, Rijsbergen, Krol, Jansen, Neeskens (Israel), Van Hanegem, Rep, Cruyff e Rensenbrink.
Árbitro: Tschenscher (Alemanha).
Gols: Neeskens (5) e Cruyff (20) no segundo tempo.

O primeiro tempo foi equilibrado. Leão fez uma defesa milagrosa em um chute de Cruyff. Jairzinho e Paulo César perderam chances de colocar a bola nas redes de Jan Jongbloed, goleiro que usava lentes de contato. Mas, no segundo tempo, a Holanda dominou o Brasil. Aos 4 minutos, Neeskens acertou um chute e a bola encobriu Leão. Marinho Peres, que depois foi colega de Neeskens no Barcelona, lembra que o jogador holandês confessou ter errado o chute e pegou na bola “de canela”. 

Aos 20 minutos, em uma jogada que começou irregular por causa de um impedimento, Cruyff aproveitou um cruzamento da esquerda e marcou o segundo gol. Os brasileiros perderam o controle do jogo. Luís Pereira foi expulso por causa de uma entrada violenta em Neeskens. Na saída, ele ainda bateu boca com torcedores que estavam na arquibancada. O Brasil não perdia um jogo de Copa desde o confronto com Portugal, em 1966. Eram 11 jogos de invencibilidade: seis em 1970 e cinco em 1974. O time de Zagallo teve de se contentar com a disputa pelo terceiro lugar contra a Polônia, em 6 de julho. Entretanto, a equipe foi derrotada por 1 a 0. 

Abaixo, ouça os gols do duelo entre Brasil e Holanda com a narração de Osmar Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.