Mato Grosso realiza primeira captação de múltiplos órgãos em 2024

Um procedimento de captação de órgãos realizado no Hospital São Mateus, em Cuiabá-Mato Grosso, resultou na doação de dois rins e duas córneas, que beneficiarão quatro pacientes em lista de espera para transplante em diferentes estados do Brasil.

A equipe de captação, proveniente de Goiânia, realizou o procedimento com o apoio de uma aeronave fretada pelo governo goiano. “Agradecemos a família do doador por essa demonstração de solidariedade, que possibilitou salvar quatro vidas”, afirmou o secretário de saúde, Gilberto Figueiredo.

Esta foi a primeira captação de múltiplos órgãos realizada em Mato Grosso em 2024, demonstrando o compromisso do estado com a doação de órgãos e a importância desse ato para salvar vidas.

A Central Estadual de Transplantes trabalha ativamente na conscientização sobre a importância da doação de órgãos. “Com a doação de um único doador, é possível salvar até oito vidas”, ressalta a coordenadora da Central, Anita Ricarda da Silva.

Mato Grosso conta com 50 hospitais habilitados para a captação de órgãos, distribuídos em 14 municípios. No entanto, apenas quatro instituições estão autorizadas a realizar transplantes no estado: o Hospital São Mateus (transplante renal), o Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia, o Instituto da Visão e o Hospital de Olhos (todos para transplante de córneas).

Pacientes que necessitam de transplante de outros órgãos são encaminhados para outros estados através do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com os custos de viagem e estadia arcados pelo governo estadual.

O governo de Mato Grosso está trabalhando para ampliar a oferta de transplantes no estado. O Hospital São Mateus já está apto a realizar transplantes renais e o processo de triagem dos pacientes já está em andamento.

A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo e pode transformar a vida de muitas pessoas. Ao doar seus órgãos, você está dando a oportunidade de outras pessoas terem uma nova chance de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.