Ministério dos Transportes recebe licença ambiental para pavimentação de trecho importante da BR-158/MT

BR 158 MT

Considerado um corredor logístico fundamental para o escoamento da produção do Mato Grosso, a BR-158/MT terá pavimentados mais 86 quilômetros, no contorno leste da Terra Indígena Maraiwatsede.

A licença para as obras foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em conjunto com a Infra S.A.. A medida permite ao Ministério dos Transportes avançar em uma solução consensuada para uma disputa que se arrastava por anos.

O projeto de pavimentação da BR-158/MT foi desenhado com um traçado que contorna a reserva da etnia Xavante, em substituição a uma estrada que atravessava a terra indígena, adentrando na região ambiental. No total, o novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros, divididos em dois lotes.

As obras do Lote A irão interligar as cidades de Porto Alegre do Norte a Alto Boa Vista. Atualmente o DNIT trabalha em um trecho de 12 quilômetros da rodovia já autorizado, dos quais 2,5 quilômetros foram concluídos. Nesta nova etapa, entram em execução as obras nos municípios de Canabrava do Norte, São Félix do Araguaia e Alto da Boa Vista.

Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este segmento está em fase de elaboração de projeto.

Dentre as condicionantes da licença ambiental emitida pelo IBAMA ao Ministério dos Transportes estão a instalação de passagens de fauna; acesso às populações que vivem na margem da estrada a corpos d’água como rios e lagos e a recuperação de áreas degradadas ou alteradas pelas obras.

Logística

O Mato Grosso é um dos maiores produtores de grãos do Brasil. Pela BR-158/MT escoam safras de soja, milho e algodão para diversos estados do país, além do exterior, por meio dos portos do Arco Norte, no Pará.

Cerca de duas mil carretas trafegam por dia pela estrada, que ainda não é pavimentada, o que impacta diretamente no aumento dos custos operacionais.

Outro desafio a ser vencido com a pavimentação da BR-158/MT é a falta de segurança das populações que vivem na região, bem como as dificuldades de transporte ainda enfrentadas pelos moradores das cidades que serão beneficiadas pelo contorno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.