Assembleia Legislativa inicia 2025 com sete projetos de lei apresentados

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) iniciou 2025 com a apresentação de sete Projetos de Lei (PLs). Assim, as propostas abrangem temas como direitos dos idosos, biblioteca digital, merenda escolar, hortas comunitárias urbanas e turismo religioso.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Primeiros projetos de 2025

O primeiro projeto protocolado no ano, PL 1/2025, de autoria do deputado Lunelli (MDB), propõe a criação da Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário, abrangendo os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Luís Alves, Ilhota, Gaspar, bem como, Brusque e Nova Trento.

Já o PL 2/2025, apresentado pela deputada Paulinha (Podemos), propõe a isenção do IPVA para veículos utilizados por autoescolas no treinamento de condutores.

O deputado Matheus Cadorin (Novo) apresentou o PL 3/2025, que prevê a inclusão do palmito juçara, oriundo da agricultura familiar, na merenda escolar da rede pública estadual.

Sete projetos de lei contém propostas voltadas à cultura, inclusão e sustentabilidade

Três projetos são de autoria da deputada Paulinha:

Criação da Biblioteca Digital Catarinense, que visa distribuir gratuitamente livros, audiolivros e outros recursos educacionais, promovendo cultura, educação e inclusão digital (PL 4/2025).

Instituição do Programa Estadual Hortas Comunitárias Urbanas, para incentivar a segurança alimentar e a utilização sustentável de espaços públicos em áreas urbanas (PL 5/2025).

Além disso, a implementação do programa Fazer o Bem na Melhor Idade, que busca promover o acolhimento de idosos residentes em asilos ou casas de convivência (PL 6/2025).

O PL 7/2025, também de Matheus Cadorin, propõe regulamentar o uso de coworkings, escritórios compartilhados e espaços colaborativos como endereço fiscal para empresas com inscrição estadual em Santa Catarina.

  • Câmara de Vereadores de Rio do Sul fará sessões itinerantes nos bairros

Próximos passos na tramitação dos sete projetos de lei

Todos os projetos de lei apresentados seguem para análise nas comissões da Alesc e votação no Plenário. Por fim, caso aprovados, serão encaminhados para sanção governamental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.