Grupo Boticário e P&G lançam linha infantil com IA integrada

Em uma colaboração que une expertise em beleza e bens de consumo, o Grupo Boticário e a Procter & Gamble (P&G) lançaram a primeira linha de cuidados infantis da marca Pampers. A iniciativa integra inovações tecnológicas, como o uso de Inteligência Artificial (IA), para atender às necessidades dos consumidores modernos. O objetivo é unir forças e expertise das companhias para atender ao mercado de cuidados infantis, que apresenta crescimento acelerado no Brasil. Além disso, foi desenvolvido skill inédito para a Alexa abordar o cuidado infantil.

“Nesta parceria, o Grupo Boticário é responsável por toda a gestão da nova linha, incluindo desenvolvimento, produção, distribuição e comercialização, sendo que os itens contam com fórmulas seguras, aprovadas e recomendadas por pediatras”, comenta Marcela De Masi, diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “O projeto reflete o nosso compromisso em oferecer produtos de alta qualidade e que atendam às expectativas dos consumidores, reforçando a presença do Grupo Boticário no mercado B2B e sua estratégia de construir um ecossistema robusto no setor de beleza e cuidados”.

IA como aliada no cuidado infantil

Um dos grandes destaques dessa iniciativa do Grupo Boticário com a P&G a integração de conteúdos exclusivos sobre cuidados infantis na assistente virtual Alexa, da Amazon. Com o comando “Alexa, abrir Linha de Cuidados Pampers”, pais e cuidadores têm acesso a uma série de informações úteis sobre a rotina de banho e cuidados com bebês. Desenvolvidas em colaboração com médicos dermatologistas e pediatras, as respostas abordam temas como temperatura ideal da água, cuidados com o umbigo, hidratação da pele, massagem, entre outras.

Segundo Marcela De Masi, essa iniciativa busca conectar a marca aos consumidores, de forma que vá além da oferta de produtos e inserindo o portfólio no cotidiano das famílias. A ferramenta surge com o objetivo de facilitar a rotina e reforçar a confiança dos consumidores na marca.

Além disso, a escolha da Inteligência Artificial acionada por voz, como é o caso da Alexa, oferece praticidade e acessibilidade em um contexto de grande destaque das IA’s. Por ser ativada facilmente, é ideal para pais e cuidadores que frequentemente estão com as mãos ocupadas enquanto cuidam dos bebês – o que permite acesso rápido a informações essenciais. A inovação oferece ainda um suporte educativo no dia a dia, especialmente durante os primeiros meses do bebê, quando há muitas dúvidas e desafios.

Conexão emocional

A integração da IA também reforça o papel do Grupo Boticário e da P&G em criar conexões emocionais com os consumidores. A habilidade desenvolvida para a Alexa vai além da promoção de produtos, oferecendo um suporte que humaniza a experiência tecnológica. “Queremos estar mais próximos de maneira efetiva, auxiliando pais, mães e cuidadores no dia a dia, especialmente durante o primeiro ano do bebê, momento em que tudo é novo, desafiador e incerto”, pontua.

O lançamento dessa funcionalidade faz parte de um movimento maior que inclui campanhas nas redes sociais e colaborações com influenciadores, como a atriz Claudia Raia. Essas ações têm como objetivo desmistificar os desafios da maternidade real e fortalecer a relação entre a marca e seus consumidores.

“Ao integrar a Inteligência Artificial, a marca se conecta de maneira mais personalizada com seu público, criando uma experiência que vai além do uso do produto, reforçando a relevância e o seu posicionamento como parceira no cuidado e no bem-estar dos bebês e suas famílias”, destaca a executiva.

Inovação em todo o portfólio

Essa não é a primeira vez que o Grupo Boticário utiliza Inteligência Artificial para criar soluções inovadoras. Em 2019, a linha de perfumes EGEO lançou as fragrâncias “On Me” e “On You”, com acordes criados por IA. Já no Carnaval de 2023, o projeto FOL.I.A desenvolveu sugestões de maquiagem com base em dados de redes sociais. Essas iniciativas reforçam o compromisso do grupo com a inovação e a personalização de experiências para os consumidores.

“Buscamos sempre um formato que integre dados comportamentais, insights de mercado e ferramentas tecnológicas com um equilíbrio entre personalização e o toque humano — uma abordagem que reforça o nosso compromisso com experiências significativas e inovadoras, além de ser um pilar fundamental para entendermos mais profundamente os desejos e vontades dos diferentes perfis de consumidores”, finaliza Marcela.

*Foto: Shutterstock.com

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