Santa Catarina registra mais de 149 mil novos empregos formais em 2024

Santa Catarina criou 149.155 novos postos de trabalho formais entre janeiro e novembro de 2024, segundo dados do Novo Caged, compilados pelo Observatório Fiesc. O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento, com a abertura de 69,8 mil vagas. A indústria ocupou a segunda posição, com a geração de 55,4 mil empregos formais, seguida pelo comércio, com 21,5 mil postos, e pela agropecuária, com 2,5 mil.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Destaques na indústria

No setor industrial, a construção civil liderou a criação de vagas, com 11,9 mil novos empregos. Em seguida, destacaram-se os segmentos de têxtil, confecção, couro e calçados (7,9 mil), alimentos e bebidas (5,5 mil), químicos e plásticos (5 mil) e máquinas e equipamentos (4,5 mil).

Santa Catarina ocupa a quarta posição entre os estados brasileiros que mais geraram empregos na indústria em 2024. Para Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), esse desempenho é ainda mais significativo considerando que o estado representa apenas 3,8% da população nacional.

Temos um parque fabril diversificado, presente em todo o estado e bastante internacionalizado. Isso coloca Santa Catarina numa posição diferenciada e faz da indústria o motor da nossa economia

explicou Aguiar.

Novembro com saldo positivo em empregos formais

Somente em novembro de 2024, Santa Catarina foi responsável pela geração de 9 mil novos empregos formais. Nesse período, o comércio liderou com a criação de 5,5 mil vagas, impulsionado pelas contratações para as vendas de Natal. O setor de serviços contribuiu com 5,3 mil vagas e a agropecuária, 2,3 mil.

Por outro lado, a indústria apresentou saldo negativo no mês, com a perda de 4,1 mil postos. Entre os segmentos mais afetados estão a construção civil (-1.761), têxtil (-1.387) e madeira e móveis (-622). Apesar disso, alguns setores industriais tiveram desempenho positivo, como o de equipamentos elétricos (446 novas vagas) e máquinas e equipamentos (206).

  • Vale do Itajaí lidera geração de empregos em Santa Catarina em 2024

Perspectivas

Com um mercado de trabalho dinâmico e diversificado, Santa Catarina continua se destacando na geração de empregos, impulsionada pelo desempenho de seus principais setores econômicos. As contratações no comércio e serviços, especialmente no fim do ano, reforçam o potencial de recuperação e crescimento do estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.