Sesp-Mato Grosso recebe 118 computadores para unidades prisionais e socioeducativas


Sesp Mato Grosso recebe 118 computadores para unidades prisionais e socioeducativas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) recebeu, nesta segunda-feira (15.07), 118 novos computadores do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF). A cerimônia de entrega foi realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Os equipamentos serão destinados às salas de aula das unidades do Sistema Prisional e Socioeducativo do estado, promovendo a integração digital e suporte ao ensino a distância para jovens e adultos.

A distribuição dos computadores foi feita de maneira específica: 78 equipamentos foram destinados à Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) e 40 à Secretaria Adjunta de Justiça (Saju). O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel PM Héverton Mourett de Oliveira, expressou gratidão ao GMF pela doação e destacou a importância da parceria entre os poderes para criar oportunidades para adolescentes e adultos em conflito com a lei.

“Sabemos da necessidade de gerar oportunidades para que possam adquirir conhecimento e, assim, encontrar novas chances no mercado de trabalho, que hoje é cada vez mais digital. Se não criarmos essas oportunidades, esses adolescentes e adultos enfrentarão mais dificuldades para se inserir no mercado. Agradecemos a sensibilidade dos senhores em contribuir para essa causa”, afirmou Héverton Mourett.

Jean Gonçalves, secretário adjunto de Administração Penitenciária, anunciou que nove unidades prisionais serão beneficiadas com a entrega dos computadores. “Esses equipamentos serão destinados aos laboratórios de informática para promover a formação e qualificação dos privados de liberdade. A Secretaria de Segurança Pública tem se empenhado em oferecer oportunidades de formação educacional e de capacitação profissional para que os reeducandos, ao deixarem o cárcere, estejam menos propensos a reincidirem em crimes”, declarou Gonçalves.

No Sistema Socioeducativo, os computadores serão integrados aos laboratórios existentes nas quatro maiores unidades, localizadas em Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva, ressaltou que a renovação do plantel tecnológico do estado no âmbito socioeducativo já foi realizada e que os novos computadores complementarão os trabalhos de manutenção e ampliação do conhecimento na era digital.

Durante a solenidade, o desembargador Orlando de Almeida Perri, supervisor do GMF, enfatizou a importância da educação no processo de ressocialização. “A finalidade dessa entrega é proporcionar mecanismos para a educação dentro do Sistema Prisional e Socioeducativo. Sabemos que, no Sistema Prisional, a maioria das pessoas em pena privativa de liberdade não possui o ensino fundamental completo. Como garantir que essas pessoas encarceradas possam retornar ao ambiente escolar? Isso é possível por meio do sistema de Educação a Distância (EAD). Portanto, é essencial equipar o Sistema Prisional e o Socioeducativo para que nossos jovens e adultos possam receber, por meio do EAD, a educação e a profissionalização de que necessitam. Para nós, é um motivo muito justo participar de uma cerimônia onde estamos entregando computadores. A ressocialização passa obrigatoriamente pela educação”, destacou o desembargador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.