Proprietários de cavalos resgatados na enchente têm até terça para buscar os animais

Os donos de cavalos resgatados na enchente têm até esta terça-feira, 16, para retirar os animais do abrigo de Equinos da EPTC, localizado no bairro Lami, Extremo-Sul. Ainda permanecem no local 13 cavalos resgatados durante o evento climático. Caso os proprietários não apareçam, os cavalos serão colocados para adoção. Outros 12 animais também estão disponíveis para adoção no mesmo abrigo.

Para resgatar os animais, os proprietários devem entrar em contato com a EPTC pelo telefone (51) 98131-1846, apresentando uma foto do cavalo ou uma descrição detalhada, incluindo características de pelagem, manchas e sinais, ou através da resenha, documento que funciona como uma certidão de nascimento do animal.

O processo de adoção é supervisionado pelo Ministério Público e realizado na forma de fiel depositário. Interessados em adotar devem ter um local adequado para manter o cavalo em boas condições e se candidatar por meio da carta de serviços da prefeitura. Os animais adotados não podem ser utilizados em trabalhos de tração, como guiar carroças, charretes ou arados, nem em práticas esportivas como saltos e corridas.

Em casos de cavalos abandonados ou maltratados, é fundamental que a população registre a ocorrência através da Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou do número 118. O serviço opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Após a constatação da situação, o animal é recolhido e levado para a área de acolhimento na Zona Sul, onde recebe alimentação, medicação e um microchip para controle do histórico e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.