MAPA suspende temporariamente exportações de produtos avícolas devido à doença de Newcastle

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou a suspensão temporária das exportações de carne de frango, ovos e produtos avícolas devido à confirmação de um caso da doença de Newcastle em um estabelecimento comercial no Rio Grande do Sul. A medida é um autoembargo que segue os requisitos sanitários definidos com cada país importador.

Conforme as diretrizes estabelecidas nos Certificados Sanitários Internacionais (CSI), as restrições são necessárias para cumprir as determinações acordadas com os países importadores. Em nível nacional, as exportações de carne de frango brasileira estão temporariamente bloqueadas para a Argentina e a União Europeia.

No Rio Grande do Sul, o bloqueio afeta um maior número de países, incluindo África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, China, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, México, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, União Econômica Euroasiática, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Fernando Henrique Iglesias, analista de mercado da Safras & Mercado, afirmou que o foco da doença tem gerado apreensão no mercado. No entanto, ele ressalta que a rigorosa aplicação dos protocolos ajuda a equilibrar o cenário e garantir maior segurança aos mercados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.