Nos próximos dias, uma grande massa de ar seco e quente vai provocar uma onda de calor em grande parte do Brasil, afetando principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. De acordo com a MetSul Meteorologia, temperaturas acima de 35ºC são esperadas em muitas cidades dessas regiões.
No Sul do Brasil, apesar de algumas áreas registrarem tardes com temperaturas superiores à média histórica de julho, não há previsão de extremos de calor. O ar seco, enquanto contribui para o aquecimento durante o dia, também resulta em noites frias e possíveis geadas em regiões de maior altitude.
A tendência é que a massa de ar quente e seco se intensifique gradualmente, aumentando as temperaturas diurnas em diversas partes do território brasileiro. O calor deve ser mais significativo em áreas normalmente mais secas nesta época do ano, como Tocantins, Maranhão, Piauí e interior do Ceará, onde a combinação de ar muito seco e sol forte eleva as temperaturas.
No Sudeste, o calor será mais perceptível no oeste e norte de Minas Gerais e no interior de São Paulo. Em Belo Horizonte, as temperaturas devem permanecer semelhantes às atuais, enquanto na cidade de São Paulo, as noites continuarão frias e as tardes agradáveis devido à proximidade da costa. No Rio de Janeiro, não há previsão de uma sequência de dias de calor excessivo.