
Cuiabá está vivenciando um mês de abril incomumente chuvoso em 2025, com volumes que já superaram o dobro da média histórica para o período. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a manhã da terça-feira, 22 de abril, a capital mato-grossense acumulou 281,6 mm de precipitação. Esse montante contrasta fortemente com a média histórica de abril, que é de apenas 112,8 mm.
A intensidade das chuvas tem sido notável, com um acumulado de 45 mm registrado em apenas 24 horas, entre a manhã de segunda e a manhã de terça-feira, colocando Cuiabá entre as cidades com maior volume de chuva no país durante esse período. Além disso, abril já registrou o maior volume de chuva em 24 horas de todo o ano, com 92,9 mm entre os dias 8 e 9.
Esse cenário climático atípico fez de abril de 2025 o mês mais chuvoso do ano até o momento em Cuiabá. A previsão indica que as chuvas devem persistir até o final do mês, com pancadas mais frequentes no final da tarde e à noite, e o Inmet alerta para o risco de chuva moderada a forte nos próximos dias.
Meteorologistas explicam que essa situação é incomum para esta época do ano, que geralmente marca a transição para o período de estiagem em Mato Grosso. No entanto, a circulação de ventos sobre a América do Sul tem mantido um fluxo constante de umidade vindo do Norte do país. A persistência do calor também contribui para a formação de nuvens carregadas.
Outro fator relevante é a ausência da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), um sistema de alta pressão que costuma se estabelecer no interior do Brasil em abril e inibir a formação de nuvens, reduzindo a umidade. Sem esse bloqueio, a combinação de calor e alta umidade tem criado condições ideais para as pancadas de chuva frequentes que marcam este abril histórico em Cuiabá.