Escolas de Mato Grosso debatem a criação de espaços sensoriais para alunos com necessidades especiais

Brasília (DF) - Autismo: preconceito está ligado à falta de informações Foto: Michal Parzuchowski/Pixabay

Um projeto de lei em discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso propõe que todas as escolas do estado criem espaços sensoriais. A ideia é oferecer ambientes adequados e acolhedores para alunos com dificuldades sensoriais, deficiências e outras necessidades educacionais específicas.

Esses espaços seriam planejados para estimular os sentidos das crianças, como o tato, a visão, a audição e o olfato. O objetivo é ajudar no desenvolvimento do aprendizado, das emoções e do corpo desses estudantes.

O projeto sugere que esses locais tenham materiais especiais para estimular os sentidos, móveis confortáveis e seguros, equipamentos tecnológicos para ajudar no aprendizado e profissionais treinados para orientar as atividades. A intenção é criar um ambiente que respeite as diferenças de cada aluno e ajude no seu desenvolvimento completo.

Essa proposta está de acordo com a lei brasileira que garante o direito à educação inclusiva para todos. A criação desses espaços nas escolas seria um avanço para tornar a educação em Mato Grosso mais justa e acessível a todos os estudantes.

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