Mato Grosso busca diversificar exportações além do agro com plano em parceria com o MDIC

Mato Grosso busca diversificar exportacoes alem do agro com plano em parceria com o MDIC

O governo de Mato Grosso, em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), está promovendo uma série de oficinas presenciais em Cuiabá nesta semana, entre os dias 22 e 24 de abril. O objetivo central é a construção do Plano Estadual de Promoção da Cultura Exportadora, uma iniciativa que busca ampliar a inserção de empresas mato-grossenses no mercado internacional. A ação integra a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), lançada pelo governo federal em 2023, e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As oficinas reúnem cerca de 30 representantes de diversas instituições federais e locais, marcando um processo colaborativo para a elaboração do plano estadual. O foco principal é identificar estratégias e ações concretas que possam impulsionar as exportações da região, com uma atenção especial voltada para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Paulo Guerrero, Coordenador-Geral de Promoção das Exportações da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, liderou os trabalhos e destacou a importância da participação dos estados nesse esforço. “Esse trabalho participativo, baseado no diálogo e na troca de experiências, faz parte de um esforço do MDIC de aproximação com os estados brasileiros para ampliar o número de exportadores brasileiros, com foco especial nas micro, pequenas e médias empresas,” explicou.

Adoniram Magalhães, superintendente de Indústria e Comércio da Sedec/MT, ressaltou a intenção do estado de diversificar sua pauta exportadora, que atualmente é fortemente concentrada no agronegócio. “A gente quer sair do foco apenas no agro e diversificar. Há espaço para exportação de produtos como pulses, gergelim, serviços e até itens industrializados. É uma chance de verticalizar a produção e gerar mais valor agregado dentro do estado”, afirmou.

Durante os encontros, os participantes realizaram atividades práticas voltadas para a análise do contexto local, a definição de objetivos estratégicos para o plano e a estruturação de um portfólio de ações a serem implementadas. Mato Grosso, ao lado de Tocantins, é um dos dois estados da Amazônia Legal a participar desta nova fase da PNCE em 2025. O trabalho no estado é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, em articulação com o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE).

Apesar de ser o quarto maior exportador do Brasil em 2024, com US$ 27,61 bilhões em vendas externas, Mato Grosso ainda possui uma baixa diversidade no perfil de suas empresas exportadoras. Dos cerca de 250 exportadores do estado, apenas 52 eram microempreendedores individuais, micro ou pequenas empresas, responsáveis por uma parcela mínima do valor total exportado (0,3%). A PNCE busca reverter esse cenário, promovendo uma cultura exportadora mais inclusiva e distribuindo os benefícios do comércio exterior por todo o estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.