Confirmado foco de doença de Newcastle no RS

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), confirmou na quarta-feira (17/07) um foco da doença de Newcastle (DNC) em um aviário de corte comercial no município de Anta Gorda.

O vírus foi detectado em um lote de frangos de corte e as medidas de contenção foram tomadas de imediato, incluindo a interdição do estabelecimento e a suspensão da movimentação das aves. A confirmação do caso foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), referência internacional para o diagnóstico da DNC.

A Secretaria da Agricultura, em conjunto com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, irá aplicar os procedimentos de erradicação do foco estabelecidos no Plano de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle. A ação envolve a eliminação e destruição de todas as aves e a limpeza e desinfecção do local.

O SVO-RS também fará a investigação complementar em um raio de dez quilômetros ao redor da área de ocorrência do foco, além de outras medidas que forem necessárias conforme avaliação epidemiológica.

A Seapi e o Mapa garantem que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) continua seguro e sem contraindicações.

Em caso de suspeita da doença, que inclui sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, notifique imediatamente a Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Sobre a Doença de Newcastle (DNC)

A DNC é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, causando diversos sintomas, como:

  • Sinais respiratórios;
  • Manifestações nervosas;
  • Diarreia;
  • Edema na cabeça dos animais.
  • De notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a doença é causada por um vírus do grupo paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), altamente virulento em aves de produção comercial.

    Adicionar aos favoritos o Link permanente.