BYD quer pagar menos impostos e pedido poderá atrasar produção no Brasil

E mais uma nova polêmica surge em torno da marca chinesa: a BYD quer pagar menos impostos por aqui, o que deverá atrasar o início da produção nacional.

Em detalhes, o objetivo da greentech é contar com uma redução tributária para produzir em SKD na Bahia.

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Entenda a nova polêmica da BYD com a redução tributária

A BYD busca pagar menos impostos para acelerar a produção de automóveis no Brasil. Para isso, a montadora chinesa pediu ao governo uma redução nos tributos sobre a importação de peças e componentes.

Basicamente, o objetivo é de iniciar a produção em sua futura fábrica de Camaçari, na Bahia, a partir de kits SKD.

Dessa forma, a proposta prevê uma redução no imposto de importação de 20% para 10%, aplicável a cinco modelos de veículos, incluindo uma picape híbrida inédita no portfólio da BYD.

A picape, com cabine dupla, deve competir com modelos como a Fiat Strada e a Toro, buscando uma posição de liderança no mercado.

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E o que acontece caso a proposta seja aceita?

Bem, caso o pedido seja aceito, a montagem inicial será feita a partir de peças importadas da China, o que adiaria o início da produção nacional para o final de 2025, em vez de no começo do segundo semestre. 

Vale destacar que a BYD também avalia quais itens podem ser produzidos localmente, como as baterias, com o intuito de agregar valor ao produto final sem alterar a característica essencial do processo SKD.

Além disso, a empresa pede uma redução de 5% no imposto de importação de peças para o processo CKD, onde os componentes são enviados completamente desmontados. 

Por fim, a nacionalização de componentes não parece ser o foco imediato da BYD, ao contrário de outras montadoras que priorizam o aumento da produção local.

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