Seminário de Gestão da Saúde debaterá temas de relevância para o SUS em Mato Grosso


Seminario de Gestao da Saude debatera temas de relevancia para o SUS em Mato Grosso

Teve início nesta segunda-feira (15.07) o Seminário de Gestão da Saúde nos Municípios de Mato Grosso, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O evento ocorre na Escola Superior de Contas (TCE-MT), em Cuiabá, e se estenderá até sexta-feira (19.07).

O seminário é promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT), ligada à SES, em colaboração com a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).

A qualificação tem uma carga horária total de 40 horas e é destinada a profissionais de saúde. Participam cerca de 422 inscritos, incluindo gestores, secretários municipais e profissionais de saúde de 92 cidades de Mato Grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a importância da colaboração entre a SES, os municípios e o TCE-MT para melhorar os serviços prestados aos cidadãos do estado. Ele destacou que a formação dos gestores é essencial para a aplicação adequada dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A convergência entre os poderes, especialmente no que diz respeito ao compartilhamento de informações e à qualificação dos gestores para a aplicação dos recursos do SUS, é extremamente importante. Por meio dessa formação, podemos aprimorar as gestões, proporcionar a segurança necessária para garantir que os objetivos estabelecidos nos contratos estejam bem definidos e assegurar que os recursos do SUS cheguem cada vez mais ao cidadão que demanda pela saúde pública”, explicou Figueiredo.

Guilherme Maluf, conselheiro da Comissão Permanente em Saúde do TCE-MT, comentou que a parceria para a formação técnica em Gestão da Saúde faz parte de uma nova abordagem do Tribunal, focada em orientação e prevenção para melhorar a gestão dos municípios.

“O TCE tem adotado um papel diferente nos últimos anos, focando em uma abordagem orientativa e preventiva para que os municípios possam se manifestar mais efetivamente e, consequentemente, melhorar sua gestão. Essa formação é uma das maneiras de exercer esse novo papel. A capacitação não pode fugir da mente de todos os prefeitos e gestores, especialmente no setor da saúde”, afirmou Maluf.

Silvia Tomaz, superintendente da Escola de Saúde Pública, destacou o objetivo de divulgar as formações e qualificações dos profissionais do SUS nos 142 municípios de Mato Grosso.

“Nosso objetivo é apresentar para os gestores locais o que nós já ofertamos de formação e qualificação para os profissionais de saúde nos municípios, mas também apresentar o que está no planejamento da SES para a formação dos trabalhadores do SUS”, explicou Tomaz.

Leonardo Bortolin, presidente da AMM e prefeito de Primavera do Leste, enfatizou que o seminário contribuirá para o aprimoramento do SUS em Mato Grosso.

“A presença do Tribunal de Contas tem nos ajudado a não deixar errar e ações como essa, ladeada de todos esses atores aqui, vão ajudar na melhora dos repasses, da prestação de contas, na construção de um SUS de qualidade. Acredito muito que uma das formas de a gente alcançar uma administração eficiente e com qualidade é através da formação e da capacitação”, concluiu Bortolin.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.