A ordem de serviço para a construção da barragem de Mirim Doce deve ser assinada ainda em 2025, conforme informações do prefeito, Bernardo Peron (União). Recentemente o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, esteve na cidade debatendo o assunto.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A estrutura contará, então, com investimento aproximado de R$90 milhões e previsão de conclusão em até 28 meses após o início dos trabalhos.
Construção da barragem: município negocia compensações com o Estado
Já houve a indenização da área destinada à construção da barragem para 15 famílias. Mesmo sem ter participado da fase inicial do projeto, a atual administração acompanha de perto as tratativas com o Governo do Estado. O prefeito reforça a importância de garantias para a população local.
E a gente agora procurou o secretário, o governo, para ter algumas definições, né? A princípio, uma área produtiva, né, sem recursos futuros. Então, assim, a gente está pleiteando com o governo do estado uma compensação. E tem em área de saúde, moradia, estrada, né? São vários fatores que a gente está fazendo protocolo corretamente com as indicações que o município vai propor ao governo, pela compensação da área construída para essa barragem aqui no local do município
disse Peron.
Com capacidade para conter 12,63 milhões de metros cúbicos de água, a construção da barragem deve acontecer na localidade de Alto Volta Grande. Conforme o projeto, a estrutura terá uso contínuo para contenção de cheias, mantendo nível de água mínimo normal durante praticamente todo o tempo. A expectativa do município e da Defesa Civil é de que a assinatura da ordem de serviço aconteça ainda neste ano, como reforça o prefeito.
A previsão, como o secretário tem falado para nós, aqui na visita dele, é que a ordem de serviço sai esse ano ainda, né, a construção da barragem e o encaminhamento. Todos estão fazendo para que isso aconteça ainda esse ano
explicou Peron.
Governo do Estado abre licitação para a construção das barragens de Mirim Doce e Botuverá
De acordo com Peron, a barragem deve beneficiar não apenas Mirim Doce, mas também municípios vizinhos situados a jusante, especialmente durante períodos de fortes chuvas.
O município aceita né, vai ter que aceitar, porque é um programa de governo, né? E eu acho que vai ter seus benefícios também para mim, né. O maior benefício seria no Vale abaixo, o Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul e o próprio Blumenau, lá embaixo. Então, o município está acatando ideia, está aceitando a ideia. Até nem tem como ter um posicionamento contra, se negar um programa de governo instalado. Já está indenizado a área da construção
concluiu Peron.
Ouça abaixo a reportagem completa sobre a construção da barragem: