O relatório da Subcomissão da Modernização do Futebol foi aprovado pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Assinado pelo deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ), o documento recomenda a criação de um projeto de lei que garanta prioridade de recursos públicos aos clubes com certificação oficial como formadores.
Segundo o parlamentar, a ideia é fortalecer o papel dos clubes de base e incentivar a adesão aos padrões de proteção definidos em lei de 2023, focando no desenvolvimento seguro de atletas jovens. Mello mencionou que o Flamengo, durante sua gestão, ainda não contava com a certificação, e que obtê-la foi um passo importante.
Além disso, o relatório destaca a importância de continuar os debates sobre a estrutura administrativa do futebol nacional, com foco em governança, igualdade financeira e o aprimoramento do modelo da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Contudo, os trabalhos da subcomissão não foram estendidos devido à obstrução política promovida pelo PL, que exige a votação de um projeto polêmico: a anistia aos atos de 8 de janeiro, ainda sem definição no Plenário.
Com a informação Agência Câmara de Notícias.