Chapecoense estuda deixar Campeonato Catarinense após polêmica

Após a polêmica final do Campeonato Catarinense contra o Avaí, a Chapecoense iniciou conversas para avaliar uma possível saída da Federação Catarinense de Futebol (FCF). O clube cogita disputar as próximas edições do Campeonato Gaúcho, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A possibilidade foi confirmada pelo presidente da Chapecoense, Alex Passos, que criticou a arbitragem e a condução do campeonato. O empate por 1 a 1 com o Avaí na Ressacada, que garantiu o título ao clube da capital, foi o estopim para que o dirigente manifestasse o descontentamento com a atual estrutura do futebol estadual.

Temos alertado a Federação sobre a necessidade de mudanças, mas nada foi feito. Agora, estamos buscando alternativas viáveis para o futuro da Chapecoense

declarou.

Conversas com a Federação Gaúcha

Durante a assembleia da CBF que reelegeu Ednaldo Rodrigues, Passos dialogou com o presidente da FGF, Luciano Hocsman, além de representantes do Grêmio, Internacional e Juventude. Segundo ele, a ideia foi bem recebida.

A todos eles, manifestei nosso desejo de jogar o Gauchão. Houve uma recepção muito boa, pois seria algo inédito, que traria ainda mais visibilidade e movimentaria o futebol da região. Agora, precisamos avaliar juridicamente a viabilidade dessa mudança

disse o dirigente.

Aspectos financeiros e técnicos

Portanto, a Chapecoense também analisa o possível retorno financeiro e o engajamento da torcida. Passos destacou que, mesmo com um investimento de R$ 7,5 milhões no estadual deste ano, o clube não obteve contrapartidas proporcionais.

Precisamos respeitar o nosso torcedor e oferecer competições à altura do investimento feito. O Campeonato Gaúcho possui uma estrutura diferenciada, grandes clubes e um nível de competitividade elevado

completou.

  • Confusão marca final do Catarinense e Avaí conquista 19º título estadual

Decisão do Chapecoense será coletiva

Apesar do interesse, a mudança não deve acontecer de forma imediata. A transferência exigiria um estudo detalhado e a aprovação do Conselho Deliberativo da Chapecoense. O processo também precisaria passar pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Não estamos apenas lançando palavras ao vento. O processo está em andamento, e todas as possibilidades serão analisadas com cautela. O mais importante é garantir o melhor caminho para o futuro do clube

reforçou.

Além disso, caso decida se desvincular da FCF, a Chapecoense precisará solicitar o desligamento junto à entidade, buscar registro na FGF e, possivelmente, iniciar a trajetória estadual do zero, começando pela terceira divisão do Gauchão em 2026, com previsão de acesso à elite apenas em 2028.

Próximos compromissos do Chapecoense

Enquanto estuda a mudança de federação, a Chapecoense volta suas atenções para a Série B do Campeonato Brasileiro. A estreia será no sábado (5), às 16h, contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.