Vagas para técnicos em Mecatrônica crescem com salários médios de R$ 4 mil

A demanda por profissionais está em crescimento no Brasil, principalmente em vagas para técnicos em Mecatrônica. De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2022/2025, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, a expectativa é de que as oportunidades nesse setor aumentem 46% até 2025.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A remuneração média gira em torno de R$ 4 mil, podendo variar conforme o segmento da empresa, o nível de experiência e a complexidade do cargo.

Setor integra diversas tecnologias da Indústria 4.0

A Mecatrônica combina conhecimentos de elétrica, eletrônica, mecânica e informática. Essa área está diretamente ligada ao avanço da Indústria 4.0, integrando tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA) e manufatura aditiva.

A formação surgiu para atender às novas exigências do setor industrial, que exige profissionais aptos a lidar com processos automatizados e tecnologias emergentes.

Curso técnico abre portas para diferentes funções

aula-senai
Aula do curso de Mecatrônica no Senai. Foto: Divulgação/Senai

Com duração de dois anos, o curso técnico em Mecatrônica capacita o profissional para atuar no desenvolvimento de projetos, instalação, operação e manutenção de sistemas automatizados, integração de componentes eletromecânicos, controle de qualidade e gestão.

As oportunidades estão presentes em diversos setores industriais, como os segmentos automotivo, aeroespacial, alimentício, petroquímico, metal mecânico e de energias. Além disso, há espaço em startups, laboratórios, grupos de pesquisa e fabricantes de máquinas robotizadas.

  • Prefeitura de Lontras e Fiesc firmam parceria para aulas de robótica no contraturno

Vagas para técnicos em Mecatrônica: empresas da região já apostam na automação

alunos-mecatrônica-senai
Alunos do curso técnico de Mecatrônica no Senai. Foto: Divulgação/Senai

A Metalúrgica Rio, localizada em Rio do Sul, é um exemplo regional de empresa que investe na área. O gerente de Recursos Humanos, Alexandre Marcondes, explica que o setor de automação da empresa busca melhorar a integração entre os sistemas eletrônicos e mecânicos.

Utilizamos robôs para otimizar a produção. O curso técnico em Mecatrônica, além de fornecer base teórica, prepara os profissionais com situações reais do dia a dia das indústrias. Isso faz diferença no desenvolvimento interno

afirma.

Curso técnico em Rio do Sul

Por fim, no Alto Vale, o curso técnico em Mecatrônica é oferecido pelo Senai, em Rio do Sul.

Saiba mais: https://sc.senai.br/ 

Informações: (47) 98412-6117

Adicionar aos favoritos o Link permanente.