Ferro: Projeto Pedra Branca avança e espera produzir 1,5 mi de toneladas/ano

A Bemisa, empresa fundada em 2007, avança em mais um projeto relevante de minério de ferro em Minas Gerais. Trata-se do projeto Pedra Branca, atualmente em implantação no Quadrilátero Ferrífero, local reconhecido por seus extensos depósitos de minério de ferro. A produção iniciará no segundo semestre deste ano.

O Projeto abrange uma área de aproximadamente 194,38 hectares e formam um polígono dentro dos municípios de Itabira, Bela Vista de Minas e João Monlevade, situados imediatamente a oeste da Mina de Andrade, operada pela Arcelor Mittal.

O desenvolvimento do projeto contou com extensa pesquisa geológica, incluindo duas campanhas de sondagem diamantada que totalizaram cerca de 10.000 metros distribuídos em mais de 90 furos. Esses estudos resultaram na estimativa de recursos, que estão em fase de certificação, de cerca de 130 milhões de toneladas (Mt), incluindo mais de 33 Mt de material de alta qualidade, com teores médios de 58,5% de ferro.

Pedra Branca irá contar com uma planta móvel de britagem e peneiramento, destinada ao processamento a seco dos minérios de alto teor. A Bemisa não utilizará barragens para a disposição de rejeitos.

Os investimentos para a implantação do projeto superam R$ 100 milhões e mais de 400 empregos serão criados em decorrência dessa operação. Com Pedra Branca, a Bemisa terá um total de três operações de minério de ferro em Minas Gerais, fortalecendo ainda mais seu posicionamento como um player relevante do mercado nacional de mineração.

Em plena capacidade, o projeto irá produzir anualmente 1,5 milhão de toneladas de Sínter Feed.

Sobre o grupo

Criado em 2007, o Grupo Bemisa foca no desenvolvimento de oportunidades minerais no Brasil, apoiado por anos de experiência no setor e por sua equipe atual de mais 1.700 colaboradores. O grupo possui 22 projetos distribuídos em sete estados, incluindo duas operações ativas de minério de ferro em Minas Gerais: o Complexo Baratinha, com capacidade anual de 3,5 milhões de toneladas por ano. Além disso, o Grupo possui uma operação de ouro em escala piloto no estado do Pará, próxima ao distrito polimetálico de Carajás.

A Bemisa já perfurou mais de 260 mil metros em seus projetos por meio de diversas campanhas de exploração, alcançando avanços significativos na estruturação de seus empreendimentos em diferentes substâncias minerais, incluindo minério de ferro, ouro, níquel, terras raras, cobre, fosfato e calcário. O Grupo Bemisa acredita no potencial da mineração no Brasil e está comprometido com o desenvolvimento sustentável dos ativos minerais no país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.