
Nesta sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e foi sentido nos países vizinhos China e Tailândia. O epicentro foi registrado a 16 quilômetros da cidade de Sagaing a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um tremor secundário de magnitude 6,4 ocorreu alguns minutos depois do terremoto. Mais de 100 pessoas já morreram.
Do lado de fora do pronto-socorro de um hospital na capital birmanesa, Naypyidaw, corpos ensanguentados se contorcendo de dor jazem no chão devido à falta de espaço. Alguns feridos, cobertos de sangue e poeira, chegaram em carros, outros em caminhonetes ou macas. “Há muitos feridos chegando”, disse um médico à AFP. “Nunca vi nada assim. Estamos tentando administrar a situação”. Um médico do centro disse que, até agora, “cerca de 20 pessoas morreram após chegarem ao hospital”. Os seguranças também afirmaram que uma parte do prédio do local desabou.

Na capital tailandesa, Bangkok, escritórios e empresas foram evacuados e alguns serviços de metrô foram suspensos. Um prédio em construção com mais de 30 andares desabou com dezenas de trabalhadores dentro. Worapat Sukthai, subdiretor de polícia do distrito de Bang Sue, disse que ao chegar no local, ouviu pessoas pedindo ajuda. “Estimamos que haja centenas de feridos, mas ainda estamos no processo de apuração do número de vítimas”, explicou. O oficial disse que temia que “muitas vidas tenham sido perdidas. Nunca vivenciamos um terremoto com um impacto tão devastador”, disse.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório