A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Special-K, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas sintéticas na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação ocorre simultaneamente em seis cidades: Porto Alegre, São Leopoldo, Capela de Santana, Novo Hamburgo, Campo Bom e Montenegro.
Cerca de 200 policiais civis participam da ofensiva, que já resultou na prisão de 24 suspeitos. No total, estão sendo cumpridos 83 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas, buscas e apreensões, além do sequestro de veículos.
Investigação e apreensões
Os agentes identificaram um esquema de venda ilegal de cetamina e da substância sintética “special-K”, uma droga derivada da cetamina irradiada. Popularmente conhecida como a “droga do amor”, a substância tem efeitos alucinógenos e dissociativos, causando euforia, alteração da percepção da realidade e desinibição.
Originalmente usada como anestésico veterinário, a cetamina tem sido explorada pelo tráfico para fins recreativos e ilícitos, tornando-se uma droga de alto valor no mercado ilegal. As investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.