São três décadas em que a Consumidor Moderno fomenta as melhores práticas em Customer Experience, acompanha as tendências que marcaram a evolução do comportamento do consumidor e lidera as discussões mais relevantes sobre a defesa do consumidor no Brasil.
Referência no tema, a Consumidor Moderno monitora de perto as empresas de diversos setores que se destacam na jornada do cliente. Por isso, em uma noite memorável, a publicação homenageou profissionais e empresas que marcaram a transformação da experiência do cliente do mercado brasileiro. No evento que comemorou seus 30 anos, foram reconhecidos aqueles que, com dedicação e inovação, fizeram a diferença e continuarão moldando o futuro do setor no Brasil.
Conheça abaixo os homenageados que representam inovação, visão e compromisso com a excelência na experiência do cliente. Cada um deles, com sua trajetória e conquistas, continuam inspirando e moldando o futuro do Brasil e do mercado global.
Alexandre Accioly, Presidente da Accioly Participações

Com coragem para empreender, na década de 1990, Alexandre Accioly fundou a maior empresa de telemarketing do Brasil, em uma época em que uma linha telefônica custava milhares de reais. Sua visão de águia movimentou todo o ecossistema de atendimento ao cliente no país, inspirando empreendedores e empresas do setor até hoje.
“Eu estou muito honrado e muito feliz de ter sido lembrado como um dos protagonistas nesse setor, que é um dos setores mais importantes do Brasil, na minha opinião – e não do Brasil, mas sim do mundo – que é a relação entre empresas e consumidores”, disse Accioly.
Andrea Carpes, Diretora de Atendimento do Itaú Unibanco

Andrea Carpes representa a excelência no atendimento ao cliente de um banco centenário que, com foco no futuro, alia dados, Inteligência Artificial e humanização. Ela é reconhecida no mercado por transformar a experiência bancária, mantendo a qualidade e o atendimento personalizado aos seus clientes.
“O atendimento hoje é capaz não só resolver os problemas do cliente, mas também capaz de influenciar as nossas empresas no que deve ser prioridade para gerar valor para o nosso cliente. A gente ouve o que o cliente diz e é capaz de transformar isso em dados”, disse Andrea.
Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista

Responsável por popularizar o atacarejo no Brasil, Belmiro Gomes transformou o Assaí Atacadista em um gigante nacional. Com foco na acessibilidade ao consumidor de renda média e na melhor experiência de compra, ele revolucionou o mercado, tornando-se uma referência no setor de varejo.
“O consumidor tem mudanças, e a única certeza que nós temos é de que novas mudanças surgirão. Assim como surgiram mudanças positivas, em hábitos de consumo, preocupação com sustentabilidade, diversidade, hábitos mais saudáveis e mudanças às vezes negativas. Como recentemente nós tivemos caso das bets no Brasil, que tem corroído o poder de compra numa população já muito pressionada. Essas mudanças, sejam positivas ou negativas, impõem sempre a necessidade de evoluir, de aprender”, destacou Belmiro. “Parabéns pelos 30 anos e os próximos 30, a única certeza é que nós vamos descobrir ao longo dessa bela jornada.”
Caito Maia, CEO e Fundador da Chili Beans

Vendedor de óculos no Mercado Mundo Mix e fundador da maior ótica da América Latina, Caito Maia é um empreendedor que entende como ninguém o comportamento do consumidor. Sua marca reflete sua energia e conforto, conquistando a admiração e o amor dos clientes.
“Muito obrigada pela homenagem e pelo carinho de vocês. Eu tenho muito orgulho, muita admiração pelo trabalho de vocês e é uma honra gigante ter sido lembrado nesta homenagem em uma noite tão linda”, disse o aniversariante do dia por vídeo.
Cássio Azevedo, Fundador da AeC (in memorian)

Cássio Azevedo foi um visionário que transformou o mercado de relacionamento com clientes no Brasil. Sua visão disruptiva, que combinava pessoas e tecnologia, ajudou a criar a AeC, a maior empresa de gestão de relacionamento com clientes do Brasil. Sua força continua presente através de seu legado, honrado por sua família e colegas.
“O Cássio adorava estar nesse ambiente e se sentia super à vontade de relacionar, encontrar os amigos, trocar ideias. A Consumidor Moderno junto com a AeC, só temos muito a agradecer, porque era o nosso início também no meio da década de 90. O Cássio enxergava um futuro ali”, lembrou Antônio Guilherme Noronha, fundador e sócio da AeC, na presença dos filhos de Cássio, Lucas Azevedo e Joana Azevedo.
Celso Tonet, Diretor de Experiência do Cliente da Claro Brasil

Engenheiro e um dos mais respeitados profissionais da área, Celso Tonet foi responsável pela digitalização do atendimento ao cliente na Claro. Sua liderança colocou o cliente no centro das operações, trazendo inovação e eficiência para o setor de telecomunicações.
“Eu vou guardar esse momento para relembrar cada um daqueles que construíram junto comigo essa jornada, primeiro na NET, depois na Claro, há anos atrás, e que desde então vem construindo essa jornada da experiência dos nossos clientes. Muito Obrigada pelo reconhecimento”, disse Tonet.
Diego Barreto, CEO do iFood

À frente de uma das empresas mais inovadoras do Brasil, Diego Barreto foi fundamental para a evolução do delivery no país. Com um modelo de entregas quase em tempo real e um papel fundamental na evolução exponencial do delivery e do consumo no país, o iFood ajudou a desenvolver pequenos negócios, bem como, se tornou uma “love brand” reconhecida mundialmente.
“No iFood, acreditamos muito na figura da visão. E a visão de um líder é bidimensional, para definir onde a gente quer chegar. E o nosso negócio é muito difícil do ponto de vista de atendimento ao cliente, e a visão do líder, ela simplesmente comunica. E a minha responsabilidade é comunicar isso internamente”, disse Barreto que compartilhou a homenagem com seu time de atendimento.
Fernando Yunes, CEO do Mercado Livre

Fernando Yunes foi um dos responsáveis pela revolução do e-commerce no Brasil, enfrentando desafios como a última milha. Sob sua liderança, o Mercado Livre se tornou a empresa mais valiosa da América Latina, oferecendo uma experiência de compra ágil e inovadora.
“O curto prazo pode não ser o resultado ideal, mas olhando o médio longo prazo, é o que faz a diferença e o que faz ganhar o jogo”, destacou Yunes. “Esse prêmio não é meu, o prêmio é de 36.000 funcionários do Mercado Livre no Brasil. Queria agradecer a todos que trabalham muito duro todos os dias para seguir melhorando as experiências e dizer que a gente vai continuar trabalhando firme, engajando, tirando fricções, inovando e criando cada vez mais experiências encantadoras para os nossos clientes. Vamos em frente”.
Gustavo Franco, Economista e Cocriador do Plano Real

Com sua participação no Plano Real, Gustavo Franco foi fundamental para estabilizar a economia brasileira. Sua contribuição para a preservação do valor da moeda continua impactando diretamente a experiência do consumidor no Brasil. Além disso, conduziu com maestria o Banco Central brasileiro, sempre com foco na preservação da maior conquista do brasileiro: o valor da nossa moeda.
“O Plano Real não foi um roteiro pronto, foi um processo de muita gestão do dia a dia. A gente não podia imaginar os problemas que iam aparecendo, que ia ter incêndio atrás do outro. Na essência, foi uma obra coletiva. Eu estou aqui como um membro de um time, vou ter o prazer de levantar a taça, mas sei que foi só um de um grupo muito grande. É um prazer ter testemunhado as consequências do que a gente fez lá atrás, imaginar que poderia ser desse tamanho, poderia ser tão bem. Parabéns a todos, felicidades nos próximos 30 anos”, destacou Franco.
Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury

Jeane Tsutsui é um exemplo de liderança humana e comunicação transparente. Reconhecida entre as 100 profissionais mais influentes da saúde e como CEO do ano no Prêmio CONAREC 2024, ela redesenhou a estratégia do Grupo Fleury, tornando-o referência em saúde com foco em crescimento sustentável e excelência no atendimento.
“Parabéns, Consumidor Moderno e a todos os homenageados. É uma honra estar aqui, celebrando o cliente. Algo que na saúde é tão importante, colocar o cliente no centro da nossa experiência. Um cliente que muitas vezes chega ansioso, fragilizado, com medo e nós temos que transformar essa experiência em uma experiência acolhedora. Isso a gente faz com excelência médica, com excelência técnica, mas também com muita inovação, com empatia e com uso de tecnologia”, disse Tsutsui.
João Cox, Ex-Presidente da Claro

João Cox foi um dos líderes que ajudou a transformar a Telemig Celular e a Claro em grandes referências em telecomunicações, com um trabalho excepcional de gestão do relacionamento com clientes em um momento de crescimento exponencial do setor.
“O foco e o respeito ao cliente sempre foram pilares da minha carreira e de tudo o que busquei implementar com meus colaboradores. Nosso foco era garantir que o atendimento estivesse disponível onde o cliente desejasse, sem jamais nos esconder dele. Foi ouvindo o cliente que conseguimos melhorar e transformar a empresa. Esse foco no atendimento sempre esteve presente, com inovação e um esforço constante para melhorar a experiência do cliente. Agora, como investidor e não mais executivo, sigo investindo naquilo que o sábio Roberto Meir menciona: Inteligência Artificial“, disse Cox.
Luiz Eduardo Baptista (BAP), Presidente do Flamengo

Além de seu papel na SKY, onde recuperou a empresa e se transformou em uma das maiores do mercado de TV por assinatura, Luiz Eduardo Baptista é uma liderança admirada também pelo seu trabalho no esporte, comandando um dos maiores tempos do futebol do Brasil, o Flamengo.
“Uma enorme satisfação estar sendo homenageado pelo reconhecimento e por tantos anos de dedicação de trabalho na SKY. Hoje, eu estou tendo a oportunidade de implementar no Flamengo. Desafios diferentes, públicos diferentes, mas não menos desafiadores. Então, para quem fez muito desses 30 anos, eu divido os meus parabéns para aqueles que estão fazendo hoje, e são estimulados a não desistir jamais e para aqueles que vão fazer o futuro”, disse Baptista.
Maurício Minas, Membro do Conselho de Administração do Bradesco

Maurício Minas foi pioneiro na implementação de tecnologia em um dos maiores bancos do Brasil, ajudando a criar um banco digital dentro de uma infraestrutura tradicional. Sua visão transformadora levou o Bradesco a inovar no setor financeiro.
“O meu sonho sempre foi usar tecnologia para impactar as pessoas, oferecendo o melhor serviço possível aos clientes dessas empresas. E então, veio a internet, depois as redes sociais e, mais recentemente, a inteligência artificial. Com isso, no setor financeiro, foi possível criar uma jornada muito mais impactante e uma experiência muito melhor para nós”, disse Minas. “Eu agradeço aos meus colegas, agradeço a todos vocês premiados, porque isso se trata de um grande ecossistema. Roberto Meir, parabéns pela jornada. Eu parabenizo a Consumidor Moderno, vocês viraram o jogo literalmente”, destacou.
Michel Alcoforado, Antropólogo e Fundador da Consumoteca

Michel Alcoforado é uma referência na compreensão das mudanças do consumidor. Seu trabalho como antropólogo ajudou empresas a traduzirem e capturarem as alterações no comportamento do consumidor, contribuindo enormemente para a experiência do cliente.
“Ninguém imaginou que a antropologia me levaria a algum lugar, mas aqui estou, e tudo começou por causa da capacidade que vocês têm de perceber e observar coisas quando ninguém está vendo. Eu comecei minha relação com a Consumidor Moderno há cerca de 15 anos. E o que nos uniu foi a crença de que para inovar, precisamos entender que nosso papel é, inicialmente, é explicar para confundir e confundir para esclarecer. Empresas não devem entregar apenas o que os consumidores querem, mas sim aquilo que eles nem sabem que querem”, disse Alcoforado.
Nizan Guanaes, CEO da Nideias

O mercado publicitário brasileiro não seriam mesmo sem a influência dele. Sempre atento às nuances do consumidor, ele foi responsável por criar marcas icônicas e por participar da consolidação de grandes marcas de nosso país.
“Estou aqui para agradecer à Consumidor Moderno por essa homenagem. A CM faz parte da vida de todos nós, e sempre gostamos de ser destacados por ele”, pontuou Guanaes.
Paulo Correa, CEO da C&A

Paulo Correa é um ícone do varejo de moda no Brasil, tendo transformado a C&A com sua visão de transformação digital e foco na melhor experiência para o consumidor. Sua liderança fluida e ágil é um modelo de gestão de sucesso.
“Isso é uma história muito especial para mim. Nunca imaginei que pudesse chegar aonde cheguei, vindo de uma família humilde. 30 anos atrás, ninguém falava sobre foco no consumidor. Hoje, é uma coisa mais natural, mas a reinvenção das empresas é fundamental. A história da nossa empresa ainda está longe de ser encerrada, e temos muito a contribuir, assim como a Consumidor Moderno“, destacou Correa.
Renato Meirelles, Fundador do Instituto Locomotiva

Especialista em consumo e opinião pública, Renato Meirelles foi pioneiro ao trazer o poder de compra da classe média brasileira para o centro das discussões empresariais, mudando a forma como as empresas se relacionam com consumidores de baixa renda.
“Obrigado pela homenagem. Quando começamos nossa trajetória, não imaginávamos que chegaríamos até aqui. Eu gostaria de dedicar essa homenagem ao Roberto, que tem sido um grande mentor na minha carreira. Obrigado por tudo que você representa para mim e para o mercado”, destacou Meirelles.
Ricardo Morishita, Professor de Direito da EDP

Ricardo Morishita é um grande defensor do consumidor no Brasil. Ele foi um dos responsáveis pela criação do Decreto do SAC em 2008 e continua a trabalhar para garantir boas práticas nas relações de consumo, sendo um exemplo de integridade e ética.
“Parabéns pelos 30 anos anos da revista. Foi importante ter um espaço, você [Roberto Meir] abriu um espaço para esse diálogo, para essa conversa do estado, do mercado, dos órgãos de defesa do consumidor. Quero dedicar essa homenagem aos consumidores e às equipes de trabalho que contribuíram para esse processo. Também agradeço às empresas que tiveram coragem de adotar boas práticas no atendimento ao consumidor”, destaca Morishita. “É um trabalho de muitos anos, e espero que essa caminhada continue por mais 30 anos. Muito obrigado!”
Rouman Ziemkiewicz, Fundador & CBO da Mutant

Rouman Ziemkiewicz fundou a Mutant, uma das empresas de tecnologia mais bem sucedidas do Brasil, com foco na experiência do cliente. Sua trajetória de superação e inovação é um exemplo de como a persistência pode transformar o mercado.
“É uma honra estar aqui com todos vocês. Nunca imaginei estar no palco junto com todos que criaram este mercado e ajudaram a colocar o cliente no centro. Hoje, a Mutante é uma das empresas de tecnologia investidas por fundos estrangeiros. O Brasil se tornou referência mundial em experiência de cliente e foco de jornada. Estamos à frente de muitos países, inclusive os Estados Unidos, e temos várias empresas de fora vindo para aprender conosco”, destacou Ziemkiewicz
Sidney Klajner, Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein

Sidney Klajner lidera um dos hospitais mais respeitados da América Latina, garantindo a excelência no atendimento e na medicina. Sua liderança é um exemplo de ética, integridade e dedicação, perpetuando o legado de um centro de saúde referência mundial.
“É uma honra estar aqui. Quero parabenizar a Consumidor Moderno pelos 30 anos. Ao revisitar a nossa cultura, reconhecemos que nossos valores são baseados na excelência que transforma, no conhecimento que constrói e no investimento contínuo em crescimento e informação médica – mas, principalmente, no cuidado que humaniza. E essa humanização do cuidado está em tudo o que fazemos, sempre colocando o paciente no centro de todas as ações.”, pontuou Klajner.
Topázio Neto, Prefeito de Florianópolis

Topázio Neto é um exemplo de liderança humanista e de preocupação com as pessoas. Sua atuação como prefeito de Florianópolis é marcada pelo desenvolvimento econômico e social da cidade, com foco em inovação e bem-estar para a população.
“Junto com empresários do setor, lutamos por mudanças significativas, como a regulamentação do SAC e da profissão, a criação do programa de primeiro emprego e a questão tributária. Esses desafios foram fundamentais para meu aprendizado”, diz Neto. “Agora, como prefeito de Florianópolis, tenho orgulho de dizer que nossa cidade é um exemplo de excelência. É a capital mais segura do Brasil e a que tem a maior arrecadação de tributos provenientes do setor de tecnologia. Estamos também inovando com a telemedicina gratuita pelo SUS, atendendo tanto moradores quanto turistas por meio de consultas médicas via teleconsulta”.
O post CM 30 anos homenageia lideranças que marcaram o CX no Brasil apareceu primeiro em Consumidor Moderno.