Tarifa de lixo será cobrada via boleto pela concessionária a partir de 2026, em Rio do Sul

A partir de 2026, a tarifa de coleta de lixo em Rio do Sul será cobrada diretamente pela concessionária responsável pelo serviço. A Prefeitura, em conjunto com o órgão regulador, estabelecerá o valor. O boleto chegará à casa dos moradores da mesma forma que outras faturas, como a de energia elétrica, por exemplo.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Segundo o prefeito Manoel Arisoli Pereira, os moradores poderão optar pelo pagamento mensal ou em cota única.

Vamos regulamentar esse modelo até o fim do ano. Quem vai receber esse recurso para prestar o serviço vai ser a concessionária

disse o prefeito.

Tarifa de lixo: nova empresa assume serviço a partir de abril

A partir do dia 7 de abril, o consórcio Riosulense SPE LTDA, vencedor da licitação pública, irá executar a coleta de lixo e os serviços de limpeza urbana. As empresas Ambiental Meio Ambiente, Planalto Resíduos e Saay’s Soluções Ambientais formam o grupo, que assinou um contrato de R$77 milhões para os próximos 30 anos.

Investimentos e reforço na equipe de limpeza urbana

A Prefeitura informou que cerca de R$ 95 milhões serão investidos ao longo da concessão. As melhorias incluem a substituição de contêineres danificados, a instalação de lixeiras subterrâneas e a aquisição de equipamentos para coleta de itens como sofás e móveis usados.

A nova etapa do serviço contará com 75 profissionais contratados exclusivamente para limpeza urbana. Estão previstos reforços na varrição, roçada, capina, bem como, pintura de meio-fio e limpeza de bocas de lobo.

Transição entre contratos pode gerar falhas temporárias

Durante os próximos dias, a administração reconhece a possibilidade de falhas pontuais na coleta. Isso ocorre porque a empresa atual está em processo de desligamento, e muitos funcionários já receberam aviso prévio.

Estamos num período de transição, que sempre traz instabilidades. Mas o cidadão não deve arcar com isso. É uma responsabilidade da Prefeitura e da empresa atual

afirmou o prefeito Manoel Arisoli Pereira.

A nossa equipe do meio ambiente está atuando para reduzir os impactos e garantir que o serviço continue funcionando até a entrada da nova concessionária

afirmou o prefeito.

  • Mutirão recolhe seis toneladas de lixo no bairro Santa Rita

Desse modo, a Prefeitura reforça que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir que a coleta ocorra normalmente durante a transição.

Temos convicção de que, a partir do dia 7, o serviço será retomado com ainda mais qualidade

concluiu o prefeito.

Ouça abaixo a nota sobre a cobrança da tarifa de lixo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.