A Meta anunciou a chegada do Meta AI Studio no Brasil. A plataforma permite a criação, compartilhamento e descoberta de Inteligências Artificiais (IAs) personalizadas e sem necessidade de habilidades técnicas. A ferramenta foi lançada em 2024, mas agora está disponível em português. Segundo a empresa, a novidade amplia as possibilidades de interação social, além de permitir que usuários criem IAs adaptadas aos seus interesses, como culinária, moda, entretenimento e aprendizado.
As Inteligências Artificiais criadas no Meta AI Studio podem ser projetadas para atender à imaginação e necessidades de cada usuário. O objetivo, de acordo com a Meta, é aprimorar a conexão humana e proporcionar experiências sociais inovadoras. A Meta permite que qualquer pessoa escolha como sua IA deve se apresentar, oferecendo controle total sobre suas funções e estilo de interação.
IA nas redes sociais
No Instagram e Messenger, os usuários podem criar e acessar essas IAs de forma simples. Para isso, é necessário tocar em “Criar Mensagem” na caixa de entrada, acessar “Bate-papos com IA” e selecionar “Criar“. É possível manter a IA privada ou compartilhá-la com amigos, seguidores ou com toda a comunidade.
O Meta AI Studio possibilita a criação de IAs tanto no site da ferramenta para desktop quanto nos aplicativos do Instagram e Messenger. Os usuários podem partir de modelos prontos ou desenvolver suas Inteligências Artificiais do zero. Cabe ao usuário também definir características como nome, personalidade, tom, avatar e slogan.
As possibilidades vão desde Inteligências Artificiais que ensinam a cozinhar, até assistentes que geram legendas para posts, sugerem looks, ajudam com memes ou oferecem conselhos rápidos. Com a expansão da plataforma para novos idiomas e mercados, o objetivo da empresa é democratizar o acesso à IA personalizada.
Criações brasileiras com o Meta AI
A chegada do Meta AI Studio ao Brasil já impulsionou a criação de Inteligência Artificiais com propósitos variados, pois alguns perfis já passaram e usar a IA em suas criações.
Alguns exemplos citados pela empresa incluem:
- Crescendo no Digital: criada por Nina Silva, oferece dicas de empreendedorismo para transformar ideias em realidade;
- Matilda, a gata mobile: desenvolvida por Vic Gaibar, auxilia na produção de conteúdo audiovisual de qualidade usando apenas o celular;
- Jow, a Gata Cinéfila: criada por Josy Ramos, traz sugestões de filmes e séries para diferentes ocasiões;
- Professor Nonozinho: uma IA do professor Noslen Borges que torna o aprendizado de português mais dinâmico e divertido;
- Maria Talismã: criada por Astroloucamente, oferece insights astrológicos e dicas sobre o universo.
Além disso, essas ferramentas oferecem ao usuário a versatilidade da plataforma. Com isso, criadores brasileiros podem – e já estão – explorar suas possibilidades para oferecer um conteúdo mais interativo com o público.
Democratização da IA
A chegada do Meta AI Studio ao Brasil reflete a crescente democratização da Inteligência Artificial. Antes restrita a desenvolvedores e empresas especializadas, a possibilidade de criar IAs está agora ao alcance de qualquer pessoa com um smartphone. Como resultado, pode haver uma mudança na forma como as pessoas interagem com a tecnologia, uma vez que permite experiências mais personalizadas e alinhadas aos interesses individuais.
Para a Meta, essa iniciativa reforça sua estratégia de tornar a IA mais acessível e integrada às redes sociais. Com mais idiomas e funcionalidades sendo adicionadas, a empresa pretende ampliar ainda mais o alcance da ferramenta e fomentar a criação de um ecossistema diversificado de Inteligências Artificiais.
Foto: Shutterstock.com / Poetra.RH
O post Meta AI Studio desembarca no Brasil e facilita criação de IAs apareceu primeiro em Consumidor Moderno.