Recentemente, Rodrigo Caravelli assumiu o cargo de superintendente de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade na Brasilprev, a empresa de previdência privada do grupo BB Seguros. Formado em Administração de Empresas, possui uma pós-graduação em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pela Fipecafi-USP, além de uma certificação em Digital Acceleration pela Hyper Island.
Rodrigo ingressou na Brasilprev em abril de 2018, onde fortaleceu a importância da Consultoria em Investimentos para o suporte comercial e liderou a Estratégia Corporativa, Gestão de Projetos e Sustentabilidade. Mais recentemente, esteve à frente da área Comercial de Novos Canais e Upselling, onde estruturou o planejamento estratégico e ampliou a distribuição por meio de novos parceiros, assegurando que as metas da empresa estivessem alinhadas com as tendências do mercado.
Inovação na Brasilprev

Nesse sentido, Rodrigo Caravelli está à frente de iniciativas inovadoras que visam não apenas a rentabilidade, mas também o compromisso da Brasilprev com o cliente. Uma delas diz respeito à possibilidade de pessoas físicas poderem contratar planos de previdência complementar diretamente pelo WhatsApp. Em entrevista exclusiva à Consumidor Moderno, ele fala os benefícios de uma abordagem que simplifica o processo de contratação e traz maior comodidade aos usuários.
“Estamos sempre buscando formas de nos aproximar do cliente e facilitar o acesso aos nossos produtos”, destaca Rodrigo. A possibilidade de realizar essa contratação por meio de um aplicativo amplamente utilizado, como o WhatsApp, representa uma modernização importante nos serviços da Brasilprev, refletindo a tendência de digitalização no setor financeiro.
Confira!
CM: A nova funcionalidade que permite que pessoas físicas contratem planos de previdência pelo WhatsApp já está ativa?
Rodrigo Caravelli: Sim, ela está ativa. Iniciamos com uma primeira fase, onde testamos com clientes que já possuíam planos. Assim, abrimos inicialmente para esse público, permitindo que realizassem a contratação, e também para novos clientes. Fizemos isso para entender melhor a experiência de navegação, usabilidade e interação no canal.
WhatsApp: plataforma oficial
CM: Porque vocês decidiram usar o WhatsApp como plataforma?
A Brasilprev foi pioneira ao oferecer atendimento e autoatendimento via WhatsApp, permitindo que os clientes acessem serviços como extratos, saldos e informes de rendimentos, especialmente importantes durante a declaração do Imposto de Renda. Esse canal se destacou como o mais bem avaliado pelos usuários, que demonstram maior familiaridade com o WhatsApp em comparação ao aplicativo da empresa. A interação via WhatsApp se tornou essencial, e o processo de contratação dos planos de previdência foi facilitado com uma linguagem mais acessível, levando a Brasilprev a considerar a ampliação dos serviços de autoatendimento para incluir essa opção.
As etapas antes do lançamento
CM: Poderia nos explicar como foi cada fase, antes do lançamento do serviço?
Na primeira fase, a contratação de planos de previdência na Brasilprev foi liberada apenas para clientes do Banco do Brasil. Na segunda fase, iniciada no final do ano passado, a oferta foi ampliada para um público mais amplo, desmistificando a ideia de que somente clientes do Banco do Brasil poderiam contratar.
A estratégia de utilização do WhatsApp busca oferecer uma linguagem acessível e uma experiência fluida, permitindo que pessoas sem vínculo com o Banco ou o conglomerado possam acessar os serviços. Importante salientar que a iniciativa visa democratizar o acesso à previdência, especialmente para as classes C e D, posicionando a empresa como referência em inovação e inclusão financeira. Ademais, temos por desafio atrair geração X e Millennials, que ainda veem a poupança como uma referência para acumulação de recursos.
Poupança versus previdência
CM: A seu ver, porque a poupança é mais democratizada?
Nossa hipótese para explicar isso é a de que a poupança possui uma mecânica de funcionamento bastante simples. As pessoas já conhecem essa mecânica, pois é acessível e todo mundo já teve contato com ela há muito tempo. Por ser um produto antigo e simples, acaba se tornando bastante popular. Lembro que, quando eu era criança, durante o período de hiperinflação, meus pais deixavam dinheiro na poupança e os rendimentos eram utilizados para as compras do mês. Essa lembrança ficou comigo, e o produto estava amplamente difundido, consolidando-se como um dos mais populares.
Outros produtos e alternativas de investimento, que não possuem mecânicas tão simples quanto a da previdência, enfrentarão mais dificuldades no que diz respeito à democratização. Explicar como funcionam esses produtos exige mais esforço, tempo e dedicação para transformar uma linguagem técnica em uma linguagem mais compreensível para todos. Quanto mais sofisticado for o produto ou a estratégia de investimento, mais tempo e esforço serão necessários para simplificar essa compreensão para o público em geral.
Compressão e aquisição
CM: Quando falamos sobre o processo de aquisição, surge um outro possível obstáculo: a dificuldade em tornar a compreensão do produto acessível e a contratação do mesmo também. Se eu conseguir superar a primeira etapa, ou seja, entender e querer o produto, a pergunta seguinte é: como faço para adquiri-lo?
Se o processo de aquisição for complexo, isso pode se tornar um fator desmotivador. Dado que ambos os desafios não são simples, buscamos sempre comunicar de forma mais clara e abrangente como funciona o mecanismo da previdência, quais são os benefícios, para quem se destina e como potencializar seu uso.
Sim, ela serve para todos, mas existe a possibilidade de potencializar e personalizar seu uso, para que ela se torne ainda mais eficaz no meu planejamento financeiro. É claro que ela representa apenas uma parte do meu planejamento financeiro total; não soluciono todos os meus problemas financeiros apenas com previdência, assim como não resolvo com um único produto. Ela se adapta a uma parte das minhas necessidades financeiras, o que já é um desafio significativo. O segundo desafio é criar um processo de contratação que facilite a interação e a aquisição. Algumas pessoas podem precisar de uma conversa para esclarecer dúvidas antes de efetuar a aquisição, e temos uma equipe disponível para auxiliar nesse processo.
Segurança dos dados
CM: Como a Brasilprev garante a segurança dos dados no novo modelo de contratação pelo WhatsApp?
Temos protocolos robustos de segurança da informação, não apenas para as contratações via WhatsApp, mas para todo o procedimento de contratação na Brasilprev. Utilizamos protocolos de identificação biométrica e criamos uma jornada onde tudo é verificado durante o processo de contratação. Se o potencial cliente não avança na contratação, não retemos nem guardamos qualquer informação ou dado dele.
No momento em que ele efetivamente avança, ele inicia um processo no WhatsApp que inclui várias etapas de autenticação. Após esse passo, ele pode compartilhar documentos e fotos, de maneira semelhante ao que ocorre com outras empresas em processos de contratação por aplicativos ou sites. Cuidamos muito bem da segurança no tratamento dos dados dos nossos clientes e potenciais clientes.
Democratização da Previdência
CM: Você acredita que essa novidade contribuirá para democratizar o acesso à previdência privada no Brasil?
Acredito que sim. Estamos avançando em direção a um melhor planejamento financeiro, embora não na velocidade desejada, especialmente diante da crescente necessidade dos brasileiros em contextos econômicos instáveis. A pandemia expôs riscos desconhecidos, e a volatilidade do mercado trouxe surpresas que não esperávamos. Um exemplo disso é a prática comum de contratar seguro ao comprar um carro, contrastando com a falta de percepção sobre a proteção em relação às nossas vidas e das pessoas que amamos.
Culturalmente, já estamos habituados a proteger nosso patrimônio, mas a proteção da vida ainda não é uma prioridade para muitos. Muitas pessoas associam a previdência somente à aposentadoria e à futura renda, mas na verdade, ela pode servir a outros propósitos. Posso me planejar financeiramente, acumulando recursos para o futuro, ao mesmo tempo em que contrato uma cobertura de risco para garantir minha proteção hoje. No entanto, essa discussão ainda é pouco abordada.
Os brasileiros e a previdência
CM: Quando analisamos a quantidade de pessoas que possuem previdência privada em relação à população brasileira, percebemos que é um percentual bastante pequeno. Por que isso acontece?
Isso nos leva a entender que muitos ainda acreditam que o Estado, por meio do INSS e da Previdência Social, é o responsável por cuidar de seu futuro, o que é arriscado. Delegar ao Estado essa responsabilidade pode não ser a melhor abordagem, já que posso, de alguma forma, me planejar com flexibilidade, evitando depender exclusivamente disso. Com certeza, o planejamento é fundamental.
O futuro
CM: A Brasilprev também lançou recentemente uma campanha digital chamada “Seu Futuro Te Agradece”. Qual é a importância dessa ação para ajudar a conter o endividamento?
O mote da campanha aborda a forma como destinamos nosso dinheiro. Quando falo de “dinheiro”, me refiro às diversas maneiras que temos de usar nossos recursos financeiros; não gastamos tudo em uma única coisa. Distribuímos nosso dinheiro entre diferentes necessidades e desejos. Meu ponto não é dizer “não faça isso” ou “venha para a Previdência e deixe de lado seu consumo”. O que eu gostaria de ressaltar é a importância de equilibrar o ato de economizar para garantir o futuro com a vivência das experiências que desejamos atualmente. Não podemos abrir mão completamente do prazer de consumir para guardar dinheiro, e também não devemos deixar de economizar para viver as alegrias do presente. Recentemente, tanto os Millennials quanto a geração X estão sentindo saudade dos anos 80 e 90, e isso se tornou uma inspiração para a campanha.
O post CM Entrevista: “A previdência é para todos, mas podemos potencializar e personalizar seu uso” apareceu primeiro em Consumidor Moderno.