A Renner anunciou seu novo momento de marca com sua coleção Outono Inverno. Intitulada “Ouse ser Você”, o novo lançamento da varejista convida as pessoas a recriar a forma de viver a moda. Além disso, a atriz Taís Araújo foi anunciada como a nova embaixadora da marca. O evento, no qual foram compartilhadas as novidades da empresa, reuniu artistas e influenciadores em uma ativação que uniu moda, arte e gastronomia na casa projetada por Oscar Niemeyer, no Alto de Pinheiros, em São Paulo.
“Quando falamos de ‘Ouse ser Você’, é importante destacar que não significa necessariamente ser extravagante ou chamar a atenção de forma extrema. Muitas vezes, pensamos que ousar significa chocar, mas não é bem assim”, comenta a diretora de Marketing do ecossistema das Lojas Renner, Renata Altenfelder. “Cada um tem uma maneira própria de ousar. Ousar pode ser, por exemplo, usar shorts e camiseta quando todos esperam que você esteja super produzida. Ousar ser você é assumir suas vontades e vulnerabilidades”.
A executiva reforça que a marca tem vivido um novo momento. Sendo assim, o convite é para que a relação com a moda seja repensada como uma forma de expressão. “Todo mundo pensa no que veste. Quando colocamos uma roupa, seja aquela peça mais confortável, para ficar em casa, fazemos essa escolha por algum motivo. A moda fala muito sobre quem somos e sobre a mensagem que queremos transmitir. Nosso convite é para que as pessoas repensem essa relação e transformem a moda em uma aliada para dar as nossas mensagens”, acrescenta.
A moda como expressão

Quanto à parceria com a atriz Taís Araújo, a diretora da Renner comenta que essa junção une valores tanto da marca, quanto da atriz. Ela reforça que a busca era por uma mulher com representatividade para abordar os temas da nova campanha e levar a moda é uma ferramenta de expressão.
“Nosso papel é resgatar a moda como forma de expressão. Taís é uma mulher que ama moda, é conectada e adapta as tendências à sua personalidade. Ela não se encaixa nos padrões impostos; ao contrário, ela faz com que a moda se encaixe nela”, destaca.
Para a nova coleção, serão destacadas três principais macrotendências. A primeira delas é o Boho, um estilo que remete à liberdade e ao espírito livre dos anos 70. Após uma fase de moda mais pragmática e estruturada, o boho chega para nos tirar do lugar comum e resgatar a feminilidade. Ele aparece em duas estéticas: uma mais romântica, com rendas e transparências, e outra mais intensa, com cartela de cores escuras, animal print, jeans e casacos pesados.
A segunda será o Folk, inspirado no western e no vintage. O estilo folk pode ter uma pegada mais urbana ou ser mais carregado nos elementos típicos do faroeste. O segredo está nos detalhes e acessórios que transformam completamente um look. Por último, aparece o Autêntico, que mistura alfaiataria com esportivo, trazendo uma estética moderna e despojada. Esse conceito está alinhado com uma parceria com a Chevrolet, que inclui camisetas e outras peças inspiradas no universo automotivo.
Ousar na autenticidade
Para a Renner, a moda vai muito além de roupas e acessórios: ela é um reflexo da individualidade e do estilo de vida de cada pessoa. Dentro desse universo, as modificações têm ganhado cada vez mais espaço, impulsionado por um movimento que incentiva as pessoas a se vestirem de acordo com sua personalidade e desejos, sem medo de ousar. Nesse contexto, a marca quer conectar moda, comportamento e liberdade de escolha.
“Quando pensamos em moda, pensamos o quanto conseguimos ressignificar”, comenta Juliana Frasca, diretora de Estilo das Lojas Renner. “O ‘Ouse ser Você’ é sobre isso, sobre como conseguimos conectar o conceito da marca com a estratégia de moda e lifestyle. Como conseguimos enxergar isso acontecendo na prática? Através dos nossos produtos, da nossa coleção e da forma como cada cliente consegue ser autêntica e reinventar a forma de se vestir e viver”.

Ela reforça que a moda tem muito a ver com o estilo de cada um, e vai muito além dos produtos. O conceito Ousar Ser Você traz uma conexão poderosa entre moda, estilo de vida e autenticidade. Além disso, destaca que as coleções da Renner estão em constante projeto de renovação, trazendo tendências e peças que despertam o desejo de vestir.
“Quando falamos da coleção em si, um dos principais pilares é a durabilidade. Criamos peças atemporais, que se atualizam por meio da cartela de cores, estampas e tecidos, mas que podem e devem ser usadas por várias estações. Isso é essencial, pois nos preocupamos com cada detalhe dos produtos, garantindo qualidade, um atributo essencial para nossas peças”, acrescenta Juliana.
Por trás das peças, há um time de desenvolvimento. Todo o processo de criação, curadoria de tendências e desenvolvimento dos produtos é feito internamente, com o apoio de fornecedores. O objetivo é garantir que a coleção tenha versatilidade e usabilidade. Assim, o cliente pode recriar diversos looks com a mesma peça.
“A moda acontece em todos os lugares, e tendências surgem o tempo todo, então fazemos uma seleção cuidadosa. Independentemente das tendências, o mais importante é que cada pessoa consiga se enxergar dentro delas e escolher o que faz sentido para seu estilo, corpo e imagem. Afinal, moda é sobre autenticidade”, frisa.
Os novos padrões na moda

Nos dias de hoje, a moda se apresenta como um espaço de maior democratização e liberdade. No entanto, quando uma mulher decide expressar seu estilo autêntico, ainda enfrenta um grande impacto social. A discussão sobre padrões e autenticidade foi o tema central de um bate-papo com Taís Araújo e Juliana, que refletiram sobre as transformações da moda e o papel das redes sociais nesse contexto.
Para Taís Araújo, a ideia de liberdade na moda ainda é relativa. “Sempre há uma necessidade de impor um padrão. Por mais que a gente diga: ‘Ah, estamos nos livrando dos padrões’, os padrões apenas se transformam. Eles sofrem metamorfoses. Surgem novos padrões, que fingem não ser padrões, mas são”, observa.
Ela destaca que a autenticidade, muitas vezes, chama a atenção justamente por fugir do que é considerado comum. “Acho lindo quando vejo alguém vestida de forma autêntica. Normalmente, a autenticidade nos parece estranha, porque foge do que nossos olhos estão acostumados a ver. Mas, ao mesmo tempo, aquilo exige coragem”, completa.
Já Juliana Frasca ressalta que a liberdade no vestir está diretamente ligada à autoestima e à confiança. “Muitas pessoas não têm essa autoconsciência e não se sentem seguras o suficiente para se colocar no mundo, seja nas redes sociais ou no dia a dia. Porque há muito julgamento. Sempre há aquela preocupação: Será que estou adequada? Será que estou moderna? Será que estou fora do padrão?’. Tem a construção da autoestima, que é fundamental. É importante que a pessoa consiga se bancar, se sustentar diante dos olhares alheios. Isso faz toda a diferença”, reflete.
Tendências vs. Identidade
A busca pelo equilíbrio entre tendências e identidade pessoal também é um desafio para as marcas. Juliana explica como a Renner traduz influências da TV, internet e semanas de moda para o seu público. Na empresa, a pesquisa de tendências é grande. São observados diferentes movimentos culturais, tanto dentro como fora do país. Além disso, há um time interno e equipes espalhadas por todas as lojas do país, que apoia com feedback dos clientes.
Ela ressalta que a informação de moda está acessível a todos, mas o diferencial está na curadoria. Além de buscar referências em diversos ambientes, a marca usa dados, o que ajuda a entender o peso de cada tendência. Tudo isso é cruzado com uma camada voltada para a moda e outra para o comportamento.
“A grande mágica do nosso trabalho é a curadoria de todas essas informações. A informação está em todo lugar e é acessível a todos. O diferencial não é ter acesso a ela, mas saber selecionar o que realmente importa”, destaca Juliana. “Na Renner, esse filtro é feito considerando nossos lifestyles. Se pensarmos bem, já trabalhamos com lifestyles há mais de 20 anos. Começamos em 2001, o que é incrível, porque hoje esse conceito está mais forte do que nunca. A Renner foi pioneira nesse tema”.
Sendo assim, o desafio é atualizar constantemente esses lifestyles, para que reflitam valores, comportamentos e identidades. É como um funil de tomada de decisão, que ajuda a definir a coleção. Ainda de acordo com a diretora de Estilo das Lojas Renner, isso exige muito trabalho interno. É um processo que une qualidade e quantidade, conectando moda, intuição, beleza e desejo.
“Internamente, costumamos dizer que uma peça precisa despertar vontade. Mas, além disso, também levamos em conta o desejo do nosso consumidor. Cada cliente está em um estágio diferente nessa curva de aprendizado da moda. Alguns são mais inovadores, outros são mais seguidores. Nosso objetivo é oferecer um leque de opções que traduzam as principais estéticas para o comportamento do nosso cliente. Isso é essencial”, finaliza.



*Fotos: Assessoria
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