A empresa contratada pela Prefeitura de Rio do Sul, Penascal Engenharia e Construções LTDA, está finalizando o acesso para iniciar a retirada de uma ilha de sedimentos formada nas proximidades do Jockey Clube, no leito do Rio Itajaí-Açu. A ação faz parte das medidas de desassoreamento do rio e visa melhorar o escoamento da água, especialmente em períodos de cheias.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Atualmente, as máquinas estão focadas na construção de um acesso até a ilha, utilizando terra e pedras para aterro, o que possibilitará a circulação de caminhões e escavadeiras. Com o nível do rio mais baixo, as condições favorecem o andamento da obra nesta etapa inicial.
Retirada da ilha de sedimentos no Itajaí-Açu acontecerá em duas fases
De acordo com o cronograma da empreiteira, a obra será dividida em duas etapas. A primeira consiste na retirada do material com escavadeiras e caçambas, diretamente sobre a ilha. A estrutura é extensa e, agora, eleva-se cerca de 2,5 metros acima do nível do rio.
Na segunda fase, as equipes utilizarão balsas e escavadeiras de grande porte para realizar o trabalho, como aconteceu recentemente no desassoreamento de alguns quilômetros do Rio Itajaí do Sul. As balsas transportarão todo o material retirado até as margens do rio.
- Iniciam trabalhos para remoção de ilha no Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul
Obra é estratégica para prevenção de enchentes
A formação da ilha representa um obstáculo ao fluxo normal das águas. O objetivo da retirada é facilitar o escoamento, bem como, reduzir riscos de alagamentos em épocas de chuva intensa.
A previsão é de que os trabalhos sigam ao longo das próximas semanas, com cronograma sujeito às condições climáticas. Por fim, se chover, provocando o aumento do nível do rio, as equipes poderão interromper temporariamente os serviços.