Escassez mantém alta no preço do feijão carioca de alta qualidade

feijao carioca

O mercado do feijão carioca de alta qualidade segue em ritmo de valorização. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preços continuam em alta devido à postura firme dos produtores, que restringem as ofertas e mantêm expectativas de novos aumentos. A estratégia está fundamentada na escassez de grãos superiores no mercado, especialmente aqueles com padrão visual e qualidade de cocção mais elevados.

Pesquisadores do Cepea explicam que os lotes considerados de melhor qualidade são raros, encontrados principalmente em estoques armazenados em câmaras frias ou em algumas regiões específicas que tiveram condições climáticas mais favoráveis, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até o dia 16 de março, cerca de 61,8% da área destinada à primeira safra de feijão no Brasil já havia sido colhida. Apesar do avanço da colheita, a oferta de grãos com qualidade superior não tem sido suficiente para equilibrar a demanda, o que reforça a tendência de preços firmes no curto prazo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.