Diretores de escolas estaduais da região se reuniram, em Ituporanga, para discutir estratégias de melhoria no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o resgate da aprendizagem dos alunos. Conforme a Coordenadora Regional de Educação, Angelita Goedert de Oliveira, é fundamental o acompanhamento contínuo das unidades escolares. Na última semana, as 37 coordenadorias estiveram reunidas com a equipe da secretaria estadual de educação e o encontro em Ituporanga foi o momento de repassar as informações.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Diretores de escolas estaduais discutiram foco na alfabetização e investimentos na infraestrutura
A coordenadora ressaltou haver um forte empenho na alfabetização no 1º ano nas escolas estaduais que atendem alunos do 1º ao 5º ano. Em muitos municípios, houve a municipalização do ensino fundamental, mantendo o Estado responsável pelas turmas do 6º ano ao ensino médio. Em Ituporanga, porém, ainda não municipalizaram nenhuma escola. Assim, eles ainda irão debater o tema.
Nos últimos dois anos, as escolas da região receberam R$ 14,8 milhões em investimentos, incluindo reformas e melhorias estruturais. Nos próximos dias, o governo destinará um novo repasse de R$ 7 milhões às escolas da região da cebola e realizará uma reforma geral na EEB Roberto Moritz, a maior da região.
- Método alemão de ensino é implantado em duas escolas estaduais de Ituporanga
Uso do celular nas escolas e impacto na aprendizagem
Sobre a proibição do uso de celulares em sala de aula, a coordenadora afirmou que a medida foi bem aceita e já apresenta impactos positivos na aprendizagem. Além disso, a mudança estimula os alunos a interagirem mais durante os recreios, resgatando atividades lúdicas e incentivando a comunicação presencial.
Ouça abaixo a reportagem completa sobre o encontro dos diretores em Ituporanga: