A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o acidente ocorrido em 26 de janeiro, na RS-486 (Rota do Sol), em Itati, que resultou na morte de seis pessoas. O laudo pericial apontou que a colisão foi causada por uma falha mecânica no sistema de freios do caminhão do Corpo de Bombeiros, que invadiu a contramão e bateu contra um Toyota Corolla.
De acordo com o delegado Adriano Pinto, responsável pelo inquérito, a perícia revelou que o superaquecimento das lonas e tambores dos freios comprometeu o funcionamento do sistema, fazendo com que o caminhão perdesse o controle em uma curva acentuada e em declive. Após a colisão, ambos os veículos caíram em uma valeta e capotaram.
Diante das conclusões, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público com recomendação de arquivamento, já que o condutor do caminhão faleceu, não havendo responsabilização penal possível. A promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira, do MP de Torres, analisará o caso.
As vítimas do acidente
Entre os mortos estão dois bombeiros e quatro ocupantes do Corolla:
No caminhão dos bombeiros
Audrei Alves Camargo (soldado)
Juliano Baigorra Ribeiro (soldado)
No Toyota Corolla
Rosélia Fátima Klassen, 43 anos
Miguel Klassen Tomazi, 9 anos
Gabriel Vitorino Frezza, 22 anos
Sobrevivente
Clara Klassen Tomazi, 16 anos, foi internada em estado grave, mas não resistiu e faleceu em 7 de fevereiro.
Agora, o Ministério Público avaliará os próximos passos do processo, incluindo possíveis desdobramentos na esfera cível.