Meloni e Starmer concordam em lutar contra tráfico de migrantes

WOODSTOCK, 18 JUL (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, teve um encontro bilateral com seu homólogo britânico, Keir Starmer, que a recebeu para participar da reunião da Comunidade Política Europeia (CPE), no Palácio de Blenheim.   

Na conversa, os líderes falaram sobre a colaboração entre os países para enfrentar os problemas regionais mais urgentes, como a migração ilegal, mas principalmente a luta contra os traficantes de seres humanos.   

De acordo com o Palazzo Chigi, sede do governo italiano, Meloni e Starmer concordaram em seguir mantendo contato sobre o tema e retomar o diálogo durante a próxima visita do britânico a Roma.   

O trabalhista expressou sua vontade em “levar adiante” a relação privilegiada com Meloni “construída” nos últimos meses pelo seu antecessor, o conservador Rishi Sunak.   

Com a participação de 47 nações europeias, o Reino Unido recebeu na histórica residência em Oxfordshire, onde nasceu o ex-premiê britânico Winston Churchill, a quarta reunião da CPE.   

Entre os principais temas que vão ser discutidos ao longo da cúpula estão o apoio à Ucrânia, as mudanças climáticas, a segurança energética e a migração ilegal.   

O novo premiê trabalhista sublinhou o desejo de uma cooperação “mais profunda” entre Londres e os outros países europeus, bem como estabelecer maior contato em nome de uma “liderança madura” em várias questões.   

Starmer chegou a anunciar um plano de 84 milhões de libras esterlinas que prevê uma maior colaboração investigativa com a União Europeia para novos acordos sobre migração com Eslovênia e Eslováquia. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.