‘Sem Pecado e Sem Juízo’, no aniversário de Baby do Brasil

Hoje é aniversário de uma das grandes vozes e musas da nossa MPB: a cantora e compositora Baby do Brasil completa mais um ano de vida e, para homenageá-la nesta data especial, nós trouxemos a história por trás de um dos seus maiores sucessos: a canção ‘Sem Pecado e Sem Juízo’.

Sobre Baby do Brasil

A artista nascida em Niterói – no Rio de Janeiro, em 1952 – com o nome de Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, e ficouconhecida como Baby Consuelo, que foi o seu primeiro nome artístico, antes de começar a assinar Baby do Brasil, a partir dos anos 90).

A cantora, compositora e multi-instrumentista mudou-se para Salvador sozinha, quando tinha apenas 17 anos, e entrou para a história da música popular brasileira ao integrar o grupo Novos Baianos, no fim dos anos 60, ao lado de nomes como Moraes Moreira, Pepeu e Jorginho Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão, Baixinho, Dadi e Bola Morais.

Os Novos Baianos, nos anos 1970. Da esquerda para a direita: Baby, Dadi, Galvão, Negrita, Bolacha e Moraes Moreira. Embaixo: Grilo, Pepeu, Gato, Jorginho, Baixinho e Paulinho Boca de Cantor. Foto: Divulgação
Os Novos Baianos, nos anos 1970. Da esquerda para a direita: Baby, Dadi, Galvão, Negrita, Bolacha e Moraes Moreira. Embaixo: Grilo, Pepeu, Gato, Jorginho, Baixinho e Paulinho Boca de Cantor. Foto: Divulgação

Com sua irreverência, originalidade, voz única e potente – que traz traços bem brasileiros somados a influências jazzísticas – Baby conquistou o Brasil inteiro e tornou-se uma das maiores vozes da nossa música.

No início dos anos 70, Baby do Brasil e os Novos Baianos transformam para sempre a cena musical brasileira com suas composições icônicas, que misturam o rock – vertente inicial do grupo – com samba, ijexá, frevo, choro, afoxé, baião, influências da Tropicália, da Jovem Guarda e da Bossa Nova. 

Em 1972, a banda lançou o icônico disco Acabou Chorare, considerado o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone Brasil.

Com os Novos Baianos, Baby lançou sucessos como A Menina Dança e Tinindo Trincando (ambas composições de Moraes Moreira e Galvão), além de uma regravação histórica de Brasil Pandeiro (clássico de Assis Valente).

Depois de dez anos com a banda, Baby seguiu em uma carreira solo de sucesso e – com sua voz e interpretação inconfundíveis – lançou canções clássicas como Menino do Rio (de Caetano Veloso, feita especialmente para ela); Todo Dia Era Dia de Índio (de Jorge Ben Jor); além de composições dela própria, como Telúrica (parceria com Jorginho Gomes); Sem Pecado e Sem Juízo (com Pepeu Gomes, com quem foi casada por quase 20 anos e teve seis filhos); e Um Auê Com Você (composição apenas dela).

Sempre à frente do seu tempo, Baby foi também a primeira cantora de trio elétrico do Brasil, em 1977, dois anos depois de Moraes Moreira inaugurar a modalidade, em um tempo em que os trios do carnaval de Salvador ainda eram só instrumentais.

Baby nos dias atuais | Foto: Victor Affaro / Divulgação

Baby do Brasil continua em plena atividade até os dias atuais. Seu último álbum lançado foi em 2022, Baby e Pepeu – Ao vivo no Noites Cariocas, quando se reuniu com Pepeu Gomes emuma apresentação especial no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, gravada ao vivo. 

Logo em seguida, os dois artistas iniciaram a turnê nacional de Baby & Pepeu – 140 Graus, que celebrou os 70 anos de cada um deles.

No ano passado, no dia do aniversário da Baby, nós preparamos uma matéria especial e completíssima sobre a artista, que conta também com uma playlist com os seus principais sucessos. Vale a pena conferir!

E hoje, para homenagear ainda mais esse grande nome da nossa música, nós trouxemos a história por trás de um dos maiores sucessos de Baby do Brasil: a canção Sem Pecado e Sem Juízo, em parceria com Pepeu Gomes.

História da canção Sem Pecado e Sem Juízo, de Baby do Brasil e Pepeu Gomes

Baby do Brasil e Pepeu Gomes são parceiros musicais de uma vida inteira, além da parceria que tiveram também na vida pessoal, com um casamento de muitos anos, que gerou seis filhos, muitos deles músicos, como o pai e a mãe.

Nesta longa parceria, Baby e Pepeu compuseram muitos sucessos juntos: um desses sucessos é o clássico Sem Pecado e Sem Juízo, lançado por Baby em um álbum com o mesmo nome, no ano de 1985.

Neste época, Baby buscava ecoar o sucesso de um dos maiores clássicos lançados até então em sua voz: a canção Menino do Rio, composição de Caetano Veloso, que entrou  para o álbum Pra Enlouquecer, da cantora, em 1979.

Baby do Brasil e Pepeu Gomes em 1986 – Imagem: Acervo/Folhapress

Foi então que os parceiros Baby do Brasil e Pepeu Gomes começaram um processo de composição complementar, que virou uma verdadeira fórmula entre os dois: Pepeu compunha a melodia e Baby compunha a letra.

Eles sentiam que – para repetir um sucesso avassalador como tinha sido Menino do Rio – não podiam gravar uma composição de outros autores, tinham eles mesmos que serem os autores da canção.

Foi então que cantora, então grávida de seu sexto filho – o caçula Kriptus – foi à praia em um fim de tarde e de separou com o pôr do sol, tendo uma experiência espiritual naquele momento:

“Eu sentei lá na areia da praia e fui complementando. ‘O pôr do sol e a paisagem…’ E a noite vinha beijando o pôr do sol, aquela coisa… E aí veio: ‘tudo azul’. Eu pensei: ‘gente, o pôr do sol é um diferente do outro todo dia, como é que deve ter sido o primeiro pôr do sol, de Adão e Eva?’ Veio isso na minha cabeça: ‘nossa, esses caras devem ter visto um pôr do sol escandaloso que nunca ninguém viu’”, relembrou Baby em uma entrevista recente.

E continuou: “Sentei na minha cama e fiquei pedindo a Deus a rima. ‘Adão e Eva e o paraíso…’ não tinha uma rima fácil – e nem podia ser uma rima fácil. Até que, no segundo dia, que veio: ‘sem pecado e sem juízo’. Eu não sei como não pari o menino aquela hora, porque eu dei um pulo na cama, ‘Pepeu, o refrão tá pronto!’ [risos]”. Pepeu, por sua vez, se ocupou da melodia da canção.

Sem Pecado e Sem Juízo acabou se tornando – realmente – um dos sucessos maiores da carreira de Baby do Brasil. Depois do sucesso nas rádios, a faixa ainda integrou a trilha sonora da novela Roque Santeiro – uma das mais populares da época. 

Na capa do disco, Baby aparece com uma blusa estampada de onça e cabelos de leoa, amamentando um pequeno Kriptus. Ao todo, o álbum vendeu mais de um milhão de cópias.

“‘Sem Pecado e Sem Juízo e Menino do Rio mostram um lado nosso, que a gente tinha guardado e que conseguimos demonstrar através dessas canções”, afirmou Pepeu na mesma entrevista.

“Tem uma coisa interessante: o público não sabia que a Baby era uma poeta. A Baby sempre escreveu para todas as minhas músicas. Os nossos grandes sucessos, nossos grandes hits, 90% são letras da Baby,”, complementou o músico.

Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos a aniversariante Baby do Brasil!

por Lívia Nolla

The post ‘Sem Pecado e Sem Juízo’, no aniversário de Baby do Brasil appeared first on Novabrasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.