
Cerca de 40 mil hectares de vegetação já foram destruídos. O Cerrado é segundo bioma mais atingido por focos de queimadas neste ano, segundo o Inpe. Redemoinho de foto é registrado no Cerrado de MT
Um redemoinho de fogo foi registrado em uma área de Cerrado localizada entre Tangará da Serra e Reserva do Cabaçal, a 242 km e 412 km de Cuiabá, respectivamente, no fim da tarde desse sábado (17). Segundo moradores da região, o fenômeno fez com que as chamas se espalhassem mais depressa (assista acima).
O incêndio na vegetação começou na quinta-feira (15), mas se alastrou e formou uma ‘parede’ de fogo e fumaça. Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para a região ainda na sexta para tentar evitar que o incêndio tome maiores proporções. Ainda não se sabe as causas do incêndio.
A área atingida está localizada próxima ao Rio Jauru. Cerca de 40 mil hectares de vegetação já foram destruídos, o que corresponde a cerca de 40 mil campos de futebol.
Redemoinho de fogo atinge o Cerrado mato-grossense
Divulgação
Alguns agricultores da região tentam controlar o fogo para que as chamas não se espalhem em áreas de produção e criação de gado.
“Hoje [domingo] a estimativa é que o fogo vá para o outro lado do Cerrado e vai atingir as fazendas próximas. O pessoal está desesperado”, pontuouTatiane Almeida, que acompanha a situação junto com o namorado.
Fogo se espalha no Cerrado de MT
Divulgação
O fogo no Cerrado
‘Parede de fogo’ assusta moradores do Cerrado em MT
Focos de queimada registrados de janeiro a 17 de agosto de 2024
Em todo o Brasil, Mato Grosso lidera o número de focos de queimada, de acordo com o Inpe. Em seguida, está o Pará, com 11.055 focos, e o Amazonas, com 9.761.
No país, os três biomas mais atingidos também seguem sendo a Amazônia (40.491), seguida do Cerrado (26.487).