Inscrições para o Concurso Literário Manoel Karam seguem até esta sexta-feira

Inscrições para o Concurso Literário Manoel Karam seguem até esta sexta-feira. Podem participar estudantes do 7º ao 9º ano e do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas de Rio do Sul.

A sexta edição do Concurso Literário Manoel Karam, que busca revelar novos talentos entre os estudantes de Rio do Sul, teve suas inscrições prorrogadas até esta sexta-feira, 16. A extensão do prazo visa permitir que mais alunos do 7º ao 9º ano e do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto privadas, possam participar.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

De acordo com a bibliotecária municipal Raquel Bezerra, o concurso não possui um tema específico, permitindo que os jovens escritores explorem sua criatividade em textos nos gêneros de conto e poesia.

“Ele é realizado pela Prosa Cult, Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí, e também pela Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, que é a nossa biblioteca pública aqui de Rio do Sul. Essa iniciativa é fundamental para a promoção da literatura entre os estudantes. Esse concurso não apenas incentiva a produção literária, mas também atua nas áreas de educação, cultura e cidadania. Ele oferece assim aos jovens uma oportunidade de explorar e expressar suas ideias, sentimentos e vivências através da escrita e da literatura.”

LEIA TAMBÉM

  • 3º WorkPec abre concurso de fotografia com temática sobre pecuária

Incentivo à cultura e premiação ampliada

Além de revelar novos talentos, o Concurso Literário Manoel Karam tem um papel fundamental na promoção da cultura e no estímulo à leitura e à escrita entre os jovens. O voluntário da Associação de Escritores, Jonas Felácio Júnior, destaca que a premiação deste ano foi ampliada. Contemplando assim não apenas os alunos participantes, mas também seus professores. 

“Sobre a premiação, destacamos que o primeiro colocado em cada categoria e subcategoria será contemplado com medalha. Além disso, um certificado e um Kindle, que é um dispositivo eletrônico para leitura de livros digitais. O segundo colocado receberá medalha, bem como um certificado e R$ 150 em vale-livro. O terceiro colocado receberá medalha, certificado e R$ 100 em vale-livro. Assim, uma das novidades deste ano é a premiação para professores: aqueles que orientarem o aluno que alcançar a primeira colocação em sua respectiva categoria receberão um Kindle. O segundo e terceiro lugar receberão um kit de livros de autores regionais.”

O Concurso Literário Manoel Karam, de acordo com Jonas, foi contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo Cultural edição 2023, o que reforça a importância no cenário cultural de Rio do Sul.

“Por meio deste projeto, foi possível assim comprar toda a premiação, viabilizar a parte da premiação. Além de distribuir os livros adquiridos para as escolas de Rio do Sul. Realizamos palestras com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e da escrita.”

Por fim, para mais informações e para acessar o edital, os estudantes interessados podem visitar o site oficial do concurso. Onde também está disponível o formulário de inscrição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.