![](https://jpimg.com.br/uploads/2021/11/fup20210916290-750x486.jpg)
Não é novidade que a inflação chegou, principalmente aquela relacionada a alta de preços dos alimentos. Nem precisa consultar o IPCA ou IGP-M para saber. Basta uma simples ida ao supermercado, e o consumidor sentirá no bolso a perda do poder de compra. A novidade aqui é a solução para combater a inflação. Primeiro, o ministro da Casa Civil fala em intervencionismo. Pegou mal, e teve que voltar atrás e se explicar. Depois, o presidente Lula diz que “com o aumento de demanda, na primeira oportunidade, os empresários aumentam o preço”. Também não caiu bem.
Tanto a solução proposta pelo ministro quanto a fala do presidente da República mostram que este governo não aprendeu com a própria história econômica brasileira de que as altas nos preços obedecem às leis de mercado de oferta e procura, e não é gerada pela ganância dos empresários, como muitos políticos acreditam.
![cta_logo_jp](https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg)
Acreditar que convencer o empresário a não subir preços é o mesmo que tentar impedir a lei da gravidade. Na verdade, o preço sobe porque a demanda está acima de uma oferta restrita, por conta do encarecimento do processo de produção, devido à alta do dólar, e pelos problemas climáticos. Se o governo quiser diminuir a inflação, poderia conter gastos para reduzir a alta do dólar. A população, os empresários e os agricultores agradecem.