Câmara de Vereadores de Rio do Sul inicia ano legislativo

Começou nesta terça-feira (28) o ano legislativo em Rio do Sul, com a primeira sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores. O encontro marcou o início dos trabalhos do Legislativo em 2025 e contou com a presença do prefeito Manoel Arisoli Pereira, que aproveitou a ocasião para saudar os parlamentares e destacar a importância da colaboração entre Executivo e Legislativo para o desenvolvimento do município.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O prefeito ressaltou a necessidade de modernizar a máquina pública e adaptar legislações à realidade atual.

Queremos promover mudanças que tornem a gestão mais eficiente e transparente, sem aumentar despesas. Bons projetos serão apresentados à Câmara, e tenho certeza de que serão avaliados com responsabilidade pelos vereadores

afirmou Pereira

Ele também destacou o envio de propostas já na primeira sessão do ano. Além disso, entre os projetos em tramitação estão alterações na estrutura administrativa do município e na hierarquização das fundações municipais.

“Iniciamos com medidas que demonstram nosso compromisso em modernizar a gestão”, concluiu Pereira.

Projetos apresentados

Durante a sessão ordinária, foram lidas sete indicações e apresentados os seguintes projetos de lei:

Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 1/2025: altera a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal.

Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 2/2025: ajusta o Plano de Carreira e vencimentos dos servidores públicos municipais.

Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 3/2025: modifica a Política Municipal da Pessoa Idosa, criando o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Projeto de Lei Ordinária do Executivo nº 2/2025: consolida legislações referentes às fundações municipais.

Projeto de Lei Ordinária do Executivo nº 3/2025: abre crédito especial por superávit financeiro no Plano Plurianual (2022-2025).

Projeto de Lei Ordinária do Executivo nº 4/2025: destina crédito especial por superávit financeiro ao orçamento municipal.

Projeto de Lei Ordinária nº 1/2025: autoria do vereador Ruan Cipriani, inclui educação financeira no currículo escolar da rede pública municipal.

  • Prefeitura de Rio do Sul pretende retomar obras da ponte entre os bairros Canoas e Budag

Aprovação em sessão extraordinária

Logo após a sessão ordinária, ocorreu uma sessão extraordinária para votação única dos projetos de autoria do Executivo. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Ouça a reportagem completa abaixo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.