Suécia intercepta navio búlgaro por danos em cabo de comunicação no Báltico

A guarda costeira sueca interceptou e deteve um navio búlgaro depois que um cabo submarino de comunicações entre Suécia e Letônia foi danificado no fim de semana, informou o proprietário do navio nesta segunda-feira (27).

O governo da Letônia mobilizou um navio de guerra para o local para investigar o incidente e as autoridades suecas abriram um processo por suspeita de “sabotagem”.

Os países do Mar Báltico intensificaram a vigilância da área depois que vários cabos submarinos foram danificados nos últimos meses em uma série de incidentes que, segundo especialistas, são atos de sabotagem atribuídos à Rússia.

A guarda costeira sueca ordenou que o navio búlgaro “entrasse em suas águas territoriais e agora está ancorado e uma investigação está em andamento”, disse à AFP Alexander Kalchev, diretor-geral da Navigation Maritime Bulgare (Navibulgar), proprietária do navio “Vezhen”.

Kalchev negou que tenha sido um ato de sabotagem.

O navio de bandeira maltesa estava transportando fertilizantes da cidade russa de Ust-Luga, no Báltico, para a América do Sul.

O navio estava navegando em “condições climáticas extremamente adversas” no sábado, de acordo com relatos da tripulação, disse Kalchev.

Os danos ocorreram em águas territoriais suecas em uma profundidade de pelo menos 50 metros.

O promotor sueco encarregado do caso, Mats Ljungqvist, disse à AFP que “a embarcação suspeita de sabotagem” está na costa de Karlskrona, perto da pequena ilha de Aspo, mas não confirmou o nome da embarcação.

Ljungqvist disse que as autoridades suecas estão a bordo da embarcação desde domingo para conduzir a investigação.

Os portais de tráfego marítimo colocam o “Vezhen” ancorado no local, guardado por dois navios suecos.

O cabo pertence ao Centro Nacional de Rádio e Televisão da Letônia (LVRTC), que relatou “distúrbios” na transmissão de dados, mas disse que foram encontradas alternativas e que os usuários não serão afetados.

bur-ds-jza/po/yad/an/zm/dd/aa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.