A seleção brasileira ficou de fora da finalíssima da Copa de 1978 por causa do saldo de gols 

Mesmo com o fracasso da seleção em 1974, a equipe brasileira estava confiante para a Copa seguinte. Entretanto, após uma primeira fase irregular, a equipe, comandada por Cláudio Coutinho, não conseguiu chegar à final, pois ficou em desvantagem no saldo e gols em relação à Argentina. A dona da casa goleou o Peru, 6 a 0, em uma partida considerada até hoje suspeita. Será que os peruanos facilitaram o jogo? O resultado garantiu a seleção da casa na decisão diante da Holanda

Na finalíssima, os argentinos venceram por 3 a 1 e foram campeões. O país vivia a ditadura do general Jorge Videla e a conquista da Copa serviu para maquiar as perversidades do regime. Aos brasileiros, restou o consolo da disputa do terceiro lugar contra a Itália, no Estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires

Campanha da seleção brasileira na Copa de 1978

Primeira fase

  • Brasil 1×1 Suécia
  • Brasil 0x0 Espanha
  • Brasil 1×0 Áustria

Segunda fase

  • Brasil 3×0 Peru
  • Brasil 0x0 Argentina
  • Brasil 3×1 Polônia

Disputa do terceiro lugar

  • Brasil 2×1 Itália

Contra os italianos, uma reedição da final da Copa de 1970 e uma prévia do confronto histórico de 1982, na Espanha, a seleção nacional saiu perdendo, mas virou a partida com dois golaços de Nelinho e de Dirceu. 

BRASIL 2 × 1 ITÁLIA – Buenos Aires – 24.06.78

Brasil: Leão, Nelinho, Oscar, Amaral, Rodrigues Neto, Toninho Cerezo (Rivellino), Batista, Jorge Mendonça, Gil (Reinaldo), Roberto Dinamite e Dirceu.
Itália: Zoff, Gentile, Scirea, Cuccureddu, Cabrini, Maldera, Antognioni (Cláudio Sala), Patrizio Sala, Causio, Paolo Rossi e Bettega.
Árbitro: Abraham Klein (Israel).
Gols: Causio (38) no primeiro tempo. Nelinho (19) e Dirceu (25) na etapa final.

Abaixo, ouça a íntegra do duelo contra a Squadra Azzurra, com direito ao pré-jogo da transmissão da Jovem Pan. A narração é de José Silvério.

Decisão do 3º lugar – pré-jogo

Decisão do 3º lugar – primeiro tempo

Decisão do 3º lugar – segundo tempo 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.