Consumidor deve estar atento às empresas preocupadas com meio ambiente

O Brasil vai sediar a COP 30, Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas, neste ano em Belém, no Pará. E as atenções para as ações de combate aos eventos extremos são cada vez maiores. O assunto deve ser um dos mais discutidos em 2025.

E, nesse contexto, o consumo de produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente, com a logística reversa, embalagens sem muito plástico, pode ser uma maneira dos cidadãos incentivarem essas ações. A avaliação é de Gabriela Gugelmin, especialistas em desenvolvimento sustentável e Diretora de Estratégia e Sustentabilidade da ERT Bioplásticos. “As empresas têm várias formas de mostrar ao consumidor que estão preocupadas com a sustentabilidade. Precisamos nos preocupar com isso para reduzir os impactos climáticos”, diz ela.

Em contrapartida, o cidadão também tem de fazer a sua parte. Gugelmin afirma ainda que poucas cidades fazem a coleta seletiva bem feita. Isso acaba gerando dúvidas no consumidor sobre o descarte correto do lixo. “O consumidor pode começar a fazer essa seleção em casa e cobrar dos governantes um destino melhor do lixo produzido em casa”, analisa Gabriela.

A especialista ressalta ainda que “procurar sacos de lixo compostáveis, usados para o lixo orgânico, ajuda muito porque vai fazer com que o lixo descartado não vire metano. Ele vira adubo e não há necessidade de tanta mudança de hábito”.

Claro que tudo isso também deve levar em conta a educação das pessoas no dia a dia. O descarte irregular de latas, papeis e outros itens em vias públicas, por exemplo, também é algo que leva ao aumento de lixo nas ruas causando entupimento de bueiros e descartes irregulares. É uma pequena contribuição, mas que também afeta e muito o meio ambiente.

The post Consumidor deve estar atento às empresas preocupadas com meio ambiente appeared first on Novabrasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.