Ministro diz que meta é contar com 40% da carga transportada sobre trilhos até 2035

governo federal moderniza infraestrutura ferroviaria e abre caminho renascimento dos trilhos com investimentos privados

O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, do programa “Bom Dia, Ministro” e abordou temas estratégicos para o setor de infraestrutura no Brasil, entre eles o Plano Nacional de Ferrovias, que deve ser lançado em fevereiro.

Segundo Renan Filho, o objetivo do plano é modernizar a malha ferroviária e priorizar o transporte de cargas, um setor em crescimento contínuo no país. “Hoje, há uma competição entre modais. Nosso plano visa, primeiramente, carga. O Brasil vem crescendo nesse segmento. Concluímos a Ferrovia Norte-Sul, estamos avançando na Transnordestina, com investimentos de R$ 4 bilhões e cerca de 5 mil trabalhadores, além de construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, ligando Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, em Mato Grosso,” destacou o ministro.

O governo tem como meta transportar 40% das cargas do país por ferrovias até 2035, diminuindo a dependência do modal rodoviário, o que, segundo o ministro, resultará em maior durabilidade das estradas e mais segurança para a população. “O desafio é promover a migração da carga para o modo ferroviário brasileiro, ampliando a malha e garantindo eficiência logística,” concluiu Renan Filho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.