Exportações de suco de laranja da safra 2024/25 apresentam queda histórica em volume, mas receita bate recorde

moagem de laranja

Dados da Comex Stat analisados pelo Cepea mostram que as exportações brasileiras de suco de laranja da safra 2024/25 já refletem os efeitos da menor oferta de frutas e dos estoques reduzidos. Entre julho e dezembro de 2024, o país embarcou 448,5 mil toneladas de suco de laranja, no equivalente concentrado (FCOJ 66 Brix), representando uma queda de 23% em relação ao mesmo período da safra anterior. Este é o menor volume exportado desde o início da série histórica da Comex Stat, em 1997.

Apesar do recuo no volume, a receita gerada com as exportações atingiu um recorde de US$ 1,96 bilhão, alta de 37% no mesmo comparativo. Esse resultado é atribuído ao aumento dos preços no mercado internacional, consequência da oferta limitada.

A CitrusBR projeta que o desempenho das exportações no primeiro semestre de 2025, que encerra a safra 2024/25, pode ser ainda mais modesto. O período de entressafra em São Paulo, principal região produtora, deve restringir ainda mais a disponibilidade de suco para o mercado externo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.