Dragagem do Rio Itajaí do Oeste terá prazo de 360 dias para conclusão

O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, assinaram nesta quinta-feira (23) a ordem de serviço para a dragagem do Rio Itajaí do Oeste, no município de Rio do Oeste. A intervenção busca reduzir o risco de enchentes e alagamentos na região do Alto Vale do Itajaí.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A dragagem e o desassoreamento são compromissos do nosso governo para evitar tragédias. Estamos dando continuidade ao trabalho realizado em todo o Alto Vale, como em Rio do Sul, Taió e Ituporanga, além de José Boiteux com a manutenção de barragens

afirmou o governador.

Detalhes da obra

A obra, que inclui dragagem, limpeza das margens, diminuição da inclinação das barrancas e recomposição das matas, terá um custo de R$ 6,5 milhões e deve ser concluída em 360 dias. O trecho contemplado é de aproximadamente 7,8 quilômetros. A empresa Dredging & Marine Speciality LTDA, de Florianópolis, executará o serviço.

De acordo com o secretário Fabiano de Souza, essa ação complementa os serviços realizados nos principais rios do Vale do Itajaí.

Agora vamos para um dos principais afluentes do Rio Itajaí-Açu. O Rio Itajaí do Oeste sofre com represamento causado pelo Rio Itajaí do Sul, de Ituporanga, e pelo Rio das Pombas, de Pouso Redondo

explicou o secretário.

  • Defesa Civil do Estado apresenta informações divergentes sobre dragagem do Rio Itajaí-Açu

Empresa fará a dragagem do Rio Itajaí do Oeste com retroescavadeira hidráulica

Assim como feito em Rio do Sul, a equipe fará a dragagem com uma retroescavadeira hidráulica montada em uma balsa. O equipamento removerá sedimentos naturais, como areia e pedras, além de lixo acumulado no rio. Desse modo, a empresa transportará o material para outra embarcação e depositará nas margens para descarte adequado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.