Exportações brasileiras de algodão começam 2025 em alta e podem atingir recorde mensal

algodao maquina pluma de algodao

As exportações de algodão em pluma do Brasil iniciaram 2025 com forte desempenho, impulsionadas pelo amplo excedente interno e pelo avanço de contratos a termo. De acordo com pesquisadores do Cepea, os exportadores têm aproveitado os atuais patamares do câmbio para obter receitas superiores às praticadas no mercado interno.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea, mostram que, nos primeiros 12 dias úteis de janeiro, o país embarcou 265,6 mil toneladas de algodão, superando em 6,1% o volume registrado no mesmo período de 2024. A média diária de exportação subiu para 22,1 mil toneladas, quase o dobro das 11,4 mil toneladas observadas em janeiro de 2024.

Se o ritmo atual de embarques for mantido até o fim do mês, o Brasil pode superar a marca de 480 mil toneladas exportadas, estabelecendo um novo recorde mensal.

No mercado interno, as negociações da pluma seguem em ritmo lento. Muitas indústrias estão retomando as atividades com estoques adquiridos anteriormente, o que mantém o foco do setor voltado para as exportações neste início de ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.