Comunicado geral para quem dirige carros híbridos em 2025

Em 2024, a maior parte dos carros eletrificados vendidos no Brasil foi de híbridos. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) dos mais de 170 mil emplacamentos, 63,6% foram de carros híbridos. 

Mas quais os cuidados que os veículos da categoria exigem? Quais pontos os proprietários devem focar? Veja no post!

O que quem dirige carros híbridos em 2025 deve saber?

Entenda o funcionamento do seu carro 

Dedique tempo para conhecer a fundo o funcionamento do seu veículo. Lembre-se que não é um modelo a combustão que só precisa olhar os níveis de óleo, líquido de arrefecimento e fazer as revisões. 

Um carro híbrido demanda um pouco mais de entendimento do motor híbrido, assim como a tecnologia empregada. Entender como o sistema trabalha vai otimizar o consumo de combustível e aumentar sua vida útil. 

Comunicado a quem dirige carros híbridos em 2025 - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Comunicado a quem dirige carros híbridos em 2025 – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Entenda o sistema de gerenciamento da bateria

A bateria é um componente fundamental do sistema e também precisa de atenção. Aprenda como funciona o gerenciamento da bateria, qual o método ideal de carga, o que pode e o que não pode ser feito, segundo o fabricante. 

Além disso, é importante se atentar a sinais de degradação, redução na eficiência elétrica ou alerta no painel do veículo. Em caso de qualquer problema, consulte o fabricante e procure uma assistência técnica. 

Utilize os diferentes modos de condução

A maioria dos híbridos vendidos no Brasil apresenta diferentes modos de condução, como Eco, Normal e Sport. Cada um é indicado para uma situação, proporcionando mais torque ou preservando o consumo de combustível, por exemplo. 

Entender qual é o melhor vai ajudar a aproveitar ao máximo as vantagens do veículo. 

Conheça a vida útil da bateria

As baterias de alta voltagem possuem uma vida útil limitada. A do BYD Song Plus, por exemplo, tem vida útil média de 8 anos ou 160.000 km, mas pode superar esse período de validade. 

Isso ocorre porque o nível de eficiência pode variar conforme o uso ou fatores como desgaste químico, perda da carga, envelhecimento natural, mudanças climáticas, entre outros. O ideal é se planejar para a troca.  

Verifique o sistema de freios regenerativo

O sistema de freios regenerativo utiliza a energia cinética das frenagens para recarregar as baterias no sistema híbrido. Alguns modelos utilizam somente este meio para o carregamento e por isso é importante verificar regularmente esse sistema para garantir que ele esteja funcionando corretamente. 

Sistema regenerativo de freios - Foto: Freepik
Sistema regenerativo de freios – Foto: Freepik

Revisões somente na autorizada

Para evitar a perda da garantia, recomendamos sempre recorrer à rede autorizada da montadora. 

No mais, aproveite os benefícios do seu híbrido, como economia de combustível, isenção de IPVA em alguns estados, menores emissões, entre outros. 

Eai, está preparado para o carro híbrido? Conte para nós aqui nos comentários!

Leia também: 5 motivos para comprar um carro híbrido em 2025 e comemorar em 2026

O post Comunicado geral para quem dirige carros híbridos em 2025 apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.