Israel lança operação ‘de larga escala’ na Cisjordânia e mata 6

ROMA, 21 JAN (ANSA) – As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram nesta terça-feira (21) uma operação militar de grande escala em Jenin, no norte da Cisjordânia, anunciou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.   

A ofensiva é deflagrada durante o cessar-fogo acordado por Israel e Hamas na guerra na Faixa de Gaza. Segundo Netanyahu, o objetivo da operação é combater o terrorismo e reforçar a segurança na Judeia e Samaria, na Cisjordânia, de forma sistemática e decisiva.   

“Sob orientação do gabinete de segurança e política, o Exército de Defesa de Israel (FDI), o Shin Bet e a Polícia de Israel iniciaram hoje uma operação militar abrangente e significativa para erradicar o terrorismo em Jenin – chamada de ‘Muro de Ferro’”, afirmou o premiê israelense.   

As FDI e a Agência de Inteligência israelense confirmaram a operação em comunicado conjunto. Relatos de palestinos indicam que um drone atacou a cidade e alertas foram emitidos após a chegada de uma força especial israelense e de veículos, que entraram pelo posto de controle de Dotan.   

A nota destaca que o objetivo da operação é destruir e neutralizar infraestruturas terroristas e “bombas-relógio”. Por sua vez, o grupo fundamentalista islâmico Hamas apelou aos palestinos na Cisjordânia para intensificarem a luta contra Israel em resposta.   

De acordo com o Ministério da Saúde da Cisjordânia a ofensiva em Jenin já provocou ao menos seis mortos e 35 feridos. Nas últimas semanas, numerosas operações antiterrorismo também foram conduzidas em Jenin pelas forças da Autoridade Palestina, causando protestos violentos por parte dos residentes. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.